Argel – O Produto Interno Bruto (PIB) da Argélia cresceu 1,5% no primeiro trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29) pelo Departamento Nacional de Estatísticas do país (ONS, na sigla em francês) e publicados pela agência de notícias argelina APS.
O destaque foi o crescimento dos setores da economia não ligados ao petróleo, de 3,9%, ao passo que a indústria petrolífera registrou um recuo de 7,7%. No primeiro trimestre de 2018, o setor de petróleo e gás já havia recuado 2,4%, de acordo com a APS.
O crescimento do PIB foi impulsionado pelo setor de serviços (5,6%), pela indústria (4,6%), pelas atividades de construção, obras públicas e hidráulicas (3%), e pela agricultura (2,7%). Vale ressaltar que área de construção e obras públicas inclui empreendimentos voltados ao setor petrolífero.
Houve ainda um avanço de 1,7% no segmento de serviços “não mercantis” (“services non marchands”). A expressão em francês inclui negócios imobiliários, serviços financeiros e a administração pública.
Segundo a APS, em valores correntes, o PIB da Argélia aumentou 1,9% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com a agência, o índice geral de preços do país (inflação) avançou 0,4% nos três primeiros meses de 2019, contra um crescimento de 6,3% no primeiro trimestre de 2018.