São Paulo – Uma empresa de serviços está encontrando espaço no mercado internacional e provando que a exportação brasileira pode ir além das commodities e dos manufaturados. A Fastdezine conseguiu se estabelecer no exterior com o fornecimento de matchmaking, marketing e comunicação, levando suas soluções já para 18 países. A meta agora é entrar no mercado árabe.
O negócio figurou como o Melhor Modelo Organizacional na última pesquisa de internacionalização de empresas brasileiras da Fundação Dom Cabral (FDC) e ficou em primeiro lugar no ranking Criação de Valor Internacional enquanto Empresa Liderada por Mulher, Pequena Empresa e Startup.
Presente em mercados como Estados Unidos, Alemanha, China e Índia, a empresa pretende atuar também nos Emirados Árabes Unidos, país adepto a propostas digitais como as da Fastdezine.“Os árabes são absolutamente receptivos a novas soluções. Eles proporcionam facilidades para empresas estrangeiras entrarem no mercado, isso nos favorece”, disse Ursula Aleixo, CEO e cofundadora da Fastdezine.
Criada em 2012, a empresa é brasileira e estadunidense, com sedes nos dois países, e busca uma parceira comercial para chegar nos árabes. “Estamos abertos a fazer negócios com clientes dos Emirados, por isso buscamos formas de inserção neste mercado. Buscamos uma empresa que faça essa ponte entre nós e os árabes”, diz Ursula.
O interesse em desenvolver projetos com clientes dos Emirados não é algo recente. “Começamos a pensar nos árabes quando entendemos que as empresas de lá se parecem muito com as empresas dos Estados Unidos, onde temos nossa primeira sede”, diz a cofundadora da Fastdezine.
Não obstante exista a intenção de expandir os negócios até os Emirados Árabes Unidos há algum tempo, Ursula ainda não promoveu ações nesta direção por não estar familiarizada com o país e não saber exatamente como se aproximar das empresas locais. “Com certeza essa nação árabe é um cliente potencial para a Fastdezine.”
No início era só design
A Fastdezine desenvolve projetos para vários países, mas está presente com seus serviços principalmente nos Estados Unidos e no Brasil. Hoje oferecendo diferentes tipos de soluções de comunicação e marketing, quando foi criada na América do Norte, o objetivo da empresa era outro.
“Sou brasileira, mas trabalhei por mais de 20 anos nos Estados Unidos. Enquanto atuava como diretora internacional de franquias de impressão e sinalização, identifiquei um gargalo na produção das empresas da área de design. Com isso em mente, resolvi criar uma plataforma para desenvolver projetos de design, sob demanda, para impressão de sinalização para as franquias de lá”, relembra Ursula.
Depois desse início, as atividades foram se expandindo até virar o negócio atual, uma plataforma de matchmaking, que produz conteúdo de marketing e comunicação online e offline sob demanda.
No Brasil, a empresa abriu sua sede em 2016 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. A base interna fixa da plataforma é formada por 30 profissionais. Além deles, a Fastdezine conta com mais de 400 prestadores de serviço, entre redatores, designers, desenvolvedores e gestores de projetos, que cuidam dos pedidos dos clientes.
Soluções oferecidas
Os principais serviços oferecidos pela plataforma são: design gráfico, branding, vídeo, animação, posts, mídia social, estratégia, campanha e performance. “Com o crescimento do marketing digital e das demandas de marketing de agências, passou a existir uma demanda diária de produção de conteúdos para todos os canais de comunicação. Como nem sempre nessas agências existem profissionais capacitados ou braços suficientes para atender essas demandas, eles acabam contando com a Fastdezine.”
Já o carro-chefe da empresa é o serviço de matchmaking chamado Presto. Ele serve para aproximar especialistas e empresas de marketing e de Inteligência Artificial a possíveis clientes corporativos. Através do LinkedIn, a plataforma brasileira-estadunidense faz o contato entre os dois lados do negócio.
“Por meio de um serviço personalizado de geração de leads, a Fastdezine conecta a empresa com os tomadores de decisão, os clientes. Através de filtros específicos como setor, tamanho da empresa e localização, criamos uma lista dos principais clientes em potencial”, conta Ursula.
Entretanto, antes de fazer essa conexão é realizada uma melhora no perfil dos especialistas e empresas presentes no LinkedIn, como otimização do perfil, desenvolvimento de postagens e definição do público-alvo. “A Presto aparece como uma solução que traz talentos, tecnologia e processos para empresas B2B trabalharem dentro do LinkedIn. No final, nosso objetivo principal com a Presto é fazer o agendamento de reuniões entre os dois lados do negócio”, completa CEO e cofundadora da Fastdezine.
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