Geovana Pagel
São Paulo – O pólo moveleiro de Arapongas, no Paraná, começa a atrair a atenção dos importadores árabes. Na semana passada, o empresário Tritat Khaled esteve no Brasil para participar de uma rodada internacional de negócios, que reuniu 30 fabricantes de móveis da região e compradores internacionais de 16 países. Além do argelino, estiveram em Arapongas compradores da África do Sul, Argentina, Bélgica, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Inglaterra, Malta, Namíbia, Escócia e Uruguai.
Como o encontro foi de negócios, algumas empresas fecharam pedidos na hora. A indústria de móveis Moval, por exemplo, já está adaptando seus produtos às exigências do importador argelino. "A negociação já está bem encaminhada. Já estamos providenciando a alteração das medidas da cama, de 1,40 m para 1,60 m de largura, dos nossos dormitórios", conta o gerente de exportação, Adilson Rodrigues.
Esta não será a primeira venda da fabricante para o Oriente Médio. A Moval já participou de duas edições da feira de móveis Index, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2003 e 2005. "Já fizemos exportações esporádicas de armários para os Emirados. Agora com as adaptações das camas acredito que teremos mais chances de vender conjuntos completos como esses que serão enviados para a Argélia", diz o gerente.
"Sabemos do grande potencial de compra do mercado árabe e esperamos aumentar consideravelmente o volume de negócios já nos próximos meses", afirma Rodrigues. A Moval fabrica 120 mil peças por mês e gera 900 empregos diretos em duas unidades fabris. Do total fabricado, cerca de 15% é exportado para mais de 30 países.
Esta foi a quinta edição da rodada internacional na região e a segunda edição realizada fora de feiras do setor moveleiro. Durante o encontro, os moveleiros também expõem seus produtos em um showroom, que facilita a avaliação, por parte dos compradores, das características e qualidade dos produtos.
A iniciativa faz parte do Projeto Comprador, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Sindicato das Indústrias Moveleiras de Arapongas (Sima), Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Paraná.
A proposta é colocar os moveleiros de Arapongas, Cambé, Apucarana, Rolândia e Salbádia, que estão organizados em grupo, em contato com o mercado internacional, expandindo negócios e possibilitando melhoria na qualidade dos móveis para atender às exigências desses mercados.
Sima
www.sima.org.br
Moval
www.moval.com.br