São Paulo – A Via Néctare, fabricante paulista de polpa de frutas, quer começar a exportar para o mercado árabe. Para isso, a empresa está realizando uma série de ações, como conta Marcelo Stankunavicius, gerente comercial. "Estamos fazendo visitas em loco para conhecer os mercados em que queremos entrar e conhecer melhor os concorrentes internacionais", explica.
Há duas semanas, Stankunavicius passou cinco dias em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde visitou cerca de dez clientes em potencial. "Abrimos a possibilidade de avaliação do nosso produto com a realização de provas industriais", diz. Além da viagem do executivo, a empresa também participou das rodadas de alimentos com importadores do Oriente Médio, na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, ocorridas em 10 e 11 de julho, e está buscando agentes na região para fazer a prospecção e venda aos clientes.
A Via Néctare produz polpas de frutas como manga, goiaba, acerola, abacaxi e maracujá, e as revende para indústrias envasadoras, produtoras de sucos. Segundo o gerente, os principais países para os quais a empresa tem interesse em vender são Arábia Saudita, Emirados Árabes e os países da região do Levante, principalmente o Líbano.
"Para o nosso tipo de produto, o mercado árabe é o maior mercado consumidor do mundo. Hoje, eles consomem muito da Índia e nós queremos pegar uma faixa desse mercado", destaca Stankunavicius.
O volume de produção da Via Néctare varia de acordo com a safra de colheita das frutas, mas, em média, é de 20 mil toneladas de polpa por ano. Stankunavicius conta que, em 2011, apenas 30% deste volume ia para o mercado externo. Em 2012, a porcentagem aumentou para 50%.
"Para o próximo ano, pretendemos manter esse nível", afirma o gerente. Ele aponta, ainda, a possibilidade de aumentar consideravelmente a quantidade exportada com a entrada da empresa nos países árabes. "Se houver aceitação do nosso produto no mercado árabe, poderia potencializar esse volume, chegar a até 100% da produção para o mercado externo". Hoje, os principais destinos de exportação das polpas são Espanha, Alemanha, África do Sul e Estados Unidos.
De acordo com o executivo, a polpa de manga é o principal produto com potencial de exportação para os árabes. "Eles têm preferência por frutas mais doces e o Brasil tem variedades de mangas muito mais doces do que eles consomem hoje", destaca.
Além das ações já mencionadas com foco no mercado árabe, a Via Néctare também deve participar, em 2013, da feira Gulfood, a maior do setor de alimentos no Oriente Médio, que acontece anualmente em Dubai.
Contato
Via Néctare
Tel.: +55 16 3253-9393 ramal: 4916
E-mail: macelo.stankunavicius@vianectare.com.br
Site: www.vianectare.com.br