São Paulo – A Portobello, fabricante de revestimentos cerâmicos, encerra sua participação na feira Project Lebanon, em Beirute, com dois pedidos fechados com distribuidores dos Emirados Árabes Unidos e do Líbano. A empresa esteve na mostra do setor de construção em estande organizado pela Embaixada do Brasil em Beirute, com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A exposição teve início na terça-feira (05) e se encerra nesta sexta-feira (08).
“Ambos compraram porcelanato esmaltado. Os pedidos somam cinco ou seis contêineres e o [distribuidor do] Líbano ainda vai fechar mais coisa”, afirma Talal Merhi, assessor executivo de exportação da Portobello. Ele conta que a companhia tem um distribuidor no Líbano e que o estande da empresa teve um bom movimento de visitantes. “Pegamos de 70 a 80 contatos de construtores, distribuidores e arquitetos”, revela. Ele fez uma avaliação positiva do mercado libanês para os exportadores brasileiros. “O Líbano tem muito campo para materiais de construção”, diz.
Valdinei da Rocha, gerente de Comércio Exterior da Universo Tintas, conta que sua empresa ainda não vende para o mercado árabe, motivo que o levou a participar pela primeira vez da Project Lebanon. “Viemos para visualizar negócios e abrir mercados”, destaca. A indústria de 69 anos tem apenas uma pequena parte de sua produção voltada ao mercado externo.
“Estou tentando abrir mais mercados. Tenho potencial para aumentar muito a exportação”, declara Rocha, sem revelar o volume de produção da empresa. Segundo ele, os libaneses não têm o costume de pintar suas casas frequentemente, como no Brasil. “Aqui, não há uma quantidade grande de lojas de tintas, não há um setor tinteiro. Talvez, vamos conseguir ter mais espaço no comércio do que nas residências, mas se conseguimos ter um distribuidor podemos ter um mercado muito bom”, completa.
“Os expositores estão fazendo excelentes contatos”, avalia Rodolfo Ribeiro, chefe do setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil no Líbano. “Eles estão fazendo contatos com o mercado libanês, que é pequeno, mas que representa vendas novas. Quando você expõe no Brasil, a maioria dos seus contatos já te conhece, mas quando expõe no exterior, são 100% de vendas novas. Isso representa um impacto efetivo”, ressalta. “Este ano, a qualidade dos visitantes aumentou e a participação brasileira se consolidou”, aponta.
Também participam do brasileiro as marcas Astra, KRJ, C3 Equipamentos, Saniram e Braseco.