Isaura Daniel
São Paulo – A Prefeitura Municipal de Piracicaba vai fazer um esforço para aproximar os empresários da cidade do mercado árabe. O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, teve ontem (14) um encontro com diretores e o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr., no qual manifestou interesse em criar oportunidades de negócios e parcerias entre o município e os países árabes.
O prefeito se comprometeu a convocar os empresários locais para participar em feiras no mundo árabe e também das rodadas de negócios promovidas no Brasil com importadores e exportadores da região.
A Prefeitura de Piracicaba vem fazendo um esforço para aumentar as suas exportações. No ano passado as vendas externas do município cresceram 82%. A cidade faturou US$ 1,18 bilhão com exportações em 2004 contra US$ 650 milhões no ano anterior. Piracicaba é atualmente o 15º maior município exportador do Brasil e o sexto do estado de São Paulo. "Piracicaba está se tornando um grande centro de exportação", afirma o prefeito.
De acordo com o Barjas Negri, o município é fabricante de produtos que estão na pauta das exportações brasileiras ao mundo árabe. "Piracicaba é uma grande produtora de açúcar, aço, material de transportes, principalmente tratores e equipamentos pesados, produtos que podem interessar aos árabes", diz.
A cidade, além de ser produtora de cana-de-açúcar, fabrica equipamentos e máquinas para indústrias de açúcar e álcool. Os árabes têm investido em usinas de açúcar, inclusive no Brasil, em função da alta demanda pelo produto na região.
A Prefeitura Municipal de Piracicaba está fazendo uma série de ações para melhorar, inclusive, a infra-estrutura de comércio exterior. Um dos projetos é colocar em funcionamento, já no próximo ano, uma ferrovia que liga Piracicaba ao Porto de Santos para facilitar o fluxo das exportações.
A ferrovia, que foi desativada há cerca de 20 anos, tem potencial de transporte para 1,5 milhão de toneladas de produtos por ano vindas de Piracicaba, segundo Negri. A cidade também está implantando um anel viário que deverá facilitar o deslocamento de mercadorias locais para os municípios vizinhos.
No encontro de ontem na Câmara Árabe, Barjas Negri também manifestou o interesse de verificar produtos fabricados pelos árabes que possam interessar aos importadores e empresas de Piracicaba.
O intercâmbio cultural também foi tratado pelo prefeito com os diretores da entidade. Piracicaba mantém uma colônia de imigrantes e descendentes de imigrantes árabes, principalmente sírio e libaneses. De acordo com o prefeito, eles estão em vários segmentos da sociedade como comerciantes, professores, profissionais liberais e outras profissões.
Piracicaba
O município de Piracicaba tem atualmente uma população de 360 mil habitantes. Deste total, 75 mil são trabalhadores formais, têm emprego com carteira assinada. Também existem cerca cinco mil indústrias na cidade. São principalmente dos setores metalúrgico, mecânico, têxtil, de alimentos, produtos petroquímicos e combustíveis.
O setor industrial está em franco crescimento. De acordo com o prefeito, a fabricante de aço Belgo Mineira acaba de duplicar sua produção local. Também a Votorantim Celulose e Papel (VCP) tem planos de dobrar a produção no município.
Piracicaba também tem um setor de serviços forte. "Temos várias empresas de transporte, de logística, bons serviços bancários e uma importantes estabelecimentos de ensino", afirma. Há na cidade 20 mil universitários. O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, já foi ministro da Saúde e secretário da Habitação do estado de São Paulo.