Marina Sarruf
São Paulo – A prefeitura de São José do Rio Preto, cidade no interior de São Paulo, vai levar cinco empresas para a Feira Internacional de Damasco, que será realizada na capital da Síria entre os dias 3 e 12 de setembro. Essa será a primeira ação do recém criado departamento de relações internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo do município.
De acordo com o coordenador do departamento, Fernando Morett, a Feira de Damasco foi escolhida por causa da forte influência da comunidade sírio-libanesa na região e pelo próprio interesse dos empresários locais no mercado árabe. "A participação na feira será uma vitrine dos nossos produtos para todo o mercado árabe", afirmou.
Segundo Morett, as exportações do município para os países árabes acontecem esporadicamente, mas as empresas que vão participar da feira ainda não exportam para a região. "Os empresários acreditam no potencial desse mercado", disse.
As cinco empresas que vão à feira são a Doces Cossari, a Fábrica de Doces São Rafael, a Bionatus, fabricantes de produtos fitoterápicos, a Ambar Leather, do setor de couros, e a Refrigerantes Poty. As companhias vão expor em um espaço organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB).
Aumentar as exportações
O departamento de relações internacionais foi criado no início do ano justamente para aumentar as exportações do município. "Estamos desenvolvendo uma série de ações para aumentar as exportações", disse Morett.
De acordo com ele, o setor industrial do município é bem diversificado e tem desde agroindústrias, até empresas de tecnologia. Um dos segmentos de destaque é o joalheiro. A maioria das companhias é de pequeno porte. No ano passado, as vendas externas da cidade renderam US$ 17 milhões, um aumento de 44% em relação a 2003.
Contato
Sobre a Feira Internacional de Damasco
Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Setor de Marketing
Tel: +55 (11) 3283-4066
e-mail: marketing@ccab.org.br
site: www.ccab.org.br

