Prêmio Zayed de Sustentabilidade recebe 78% mais inscrições

Premiação realizada pelos Emirados Árabes Unidos registrou 2,1 mil inscrições de 130 países. Projetos são nas áreas de alimentos, água, saúde, energia e escolas secundárias.

Da Redação
anba@anba.com.br

Abu Dhabi – O Prêmio Zayed de Sustentabilidade recebeu mais de 2,1 mil inscrições de 130 países para sua edição de 2019, um aumento de 78% sobre a edição de 2018 (foto acima), segundo informações publicadas pela Emirates News Agency (WAM) nesta segunda-feira (20). Mais da metade das inscrições – 1.202 – foi para novas categorias da premiação, que contemplam trabalhos nas áreas de Alimentos, Água e Saúde.

As categorias que já existiam, Energia e Escolas Secundárias Globais, receberam 603 e 295 inscrições, respectivamente. A prazo para se inscrever terminou em 09 de agosto.

Até a última edição, o concurso promovido pelos Emirados Árabes Unidos chamava-se Prêmio Zayed de Energia do Futuro e premiava iniciativas no segmento de energias alternativas, mas agora, em sua décima edição, foi ampliado para abarcar projetos sustentáveis em outras áreas. O nome é uma homenagem ao fundador e presidente dos Emirados, Zayed Bin Sultan Al Nahyan, morto em 2004.

De acordo com o ministro de Estado e diretor-geral do prêmio, Sultan Bin Ahmad Sultan Al Jaber, a expansão do concurso faz com que ele se alinhe aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e à agenda nacional dos Emirados. “A forte resposta dos que se inscreveram este ano – de diferentes grupos etários e geográficos – mostra a ressonância do desenvolvimento sustentável como um tema de enorme relevância em nosso tempo”, disse ele, segundo a WAM.

Os países com maior número de inscrições são Nigéria, Quênia, Estados Unidos e Colômbia. O que mais cresceu em relação à última edição é a Arábia Saudita. No Emirados, o total de inscrições triplicou.

A premiação costuma também receber inscrições do Brasil. Na primeira quinzena de julho, o Consulado Geral dos Emirados em São Paulo promoveu um jantar para divulgar o prêmio entre instituições de ensino, empresas e órgãos públicos, com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Os vencedores serão anunciados em 14 de janeiro de 2019, durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi.

WAM

Publicações relacionadas