São Paulo – A produção brasileira de veículos caiu 10% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (06) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram fabricadas 196,8 mil unidades no último mês, contra 218,7 mil em janeiro do ano passado. As vendas no mercado interno, no entanto, cresceram 10,2% na mesma comparação, para 199,8 mil unidades.
O recuo na produção foi causado pelas exportações. “O que está em desacordo com as nossas expectativas são as exportações. Os números não foram bons, exportamos somente 25 mil veículos. É um número inferior ao que a gente gostaria”, disse o presidente da Anfavea, Antonio Megale. O número de veículos embarcados é 46% inferior ao registrado em janeiro do ano passado.
Em valores, houve uma retração de 29,1% nas exportações na mesma comparação, para US$ 712 milhões. A Argentina é o principal mercado da indústria automobilística brasileira e a economia do país está em crise. “Estamos acompanhando o mercado argentino, que é o nosso principal mercado, e eles ainda estão em dificuldade. Então, nós vamos passar ainda alguns meses com exportações baixas. Nós temos a expectativa que a partir do meio do ano a coisa comece a reverter”, declarou Megale.