São Paulo – A produção industrial do Catar cresceu 6% em julho em relação a junho deste ano, de acordo com estatísticas divulgadas nesta segunda-feira (16) pelo Conselho Nacional de Planejamento. O crescimento foi impulsionado pelo setor de mineração, que inclui a exploração de óleo, gás e derivados. Sozinho, o segmento cresceu 5,5% enquanto outras atividades de mineração, como extração, cresceram 11%.
Isoladamente, o setor de manufatura registrou expansão de 7,6% em julho ante junho, um aumento também liderado pelas atividades relacionadas ao petróleo, entre elas o refino. Registraram alta também atividades relacionadas à exploração de produção de metais básicos e produtos químicos.
Produção industrial está menor no ano
Na comparação ano a ano, contudo, a produção industrial está menor. Em relação a julho de 2023, a retração é de 4%. O setor de mineração registra queda de 5% na atividade, em razão de uma produção menor de petróleo bruto e gás natural, e outros setores de extração acumulam alta de 3,6%.
O índice de produção industrial no Catar é composto por mineração, que inclui as atividades com petróleo, manufatura, fornecimento de eletricidade e fornecimento de água. Na comparação com julho, o fornecimento de energia cresceu 7,2% e o de água, 6,5%.
Leia mais:
Catar faz progressos na economia verde