Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo –Em sete dias de Feira Internacional do Cairo, o estande do Brasil recebeu cerca de cem contatos promissores. Foram importadores e empresários do país árabe e da região que procuraram o espaço, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, interessados em comprar produtos brasileiros. De acordo com o analista de Desenvolvimento de Mercados da Câmara Árabe, Jean Gonçalves da Silva, e a analista de Comércio Exterior da entidade, Francisca Barros, que estão na mostra, o interesse do público da feira vai desde os produtos do agronegócio, cosméticos e autopeças até produtos para construção, médico-hospitalares e maquinários.
Silva afirma que desde que a feira abriu para o público em geral, o que ocorreu na última sexta-feira (21), também tem havido um interesse maior por utensílios domésticos, como porcelanas, copos e talheres. De acordo com Francisca, o grande interesse dos importadores da feira é saber da competitividade dos produtos brasileiros frente aos chineses. A analista observa que um dos fatores que têm chamado a atenção para as mercadorias brasileiras é o fato de elas terem uma qualidade superior às asiáticas e também de estar ocorrendo um aumento, na região, dos preços de produtos da China. “O interesse pelo Brasil alia-se ainda à falta de oferta por parte dos produtores europeus e norte-americanos”, diz Francisca.
Nestes dias em que a feira foi aberta ao público em geral, além dos empresários buscando produtos para importação, há uma grande procura, no estande, por informações sobre o Brasil. As dúvidas vão desde negócios até curiosidades sobre o país em matéria de cultura, sociedade, esportes e política. A idéia, nestes dias, de acordo com Silva, é divulgar também junto aos consumidores egípcios o Brasil e a sua produção. Os contatos que chegam até o estande serão trazidos pelos profissionais da Câmara Árabe ao Brasil e depois repassados a empresas interessadas em fazer negócios na área.
Ontem (24) foi ao ar na TV Nilo, canal de televisão aberta do Egito, um programa sobre o Brasil. Nele, a analista de comércio exterior da Câmara Árabe foi entrevistada e falou sobre a missão da entidade, de aproximar empresas brasileiras e árabes. Ela também falou a respeito das ações e serviços oferecidos pela Câmara Árabe como a consulta comercial prestada pelo Departamento de Comércio Exterior. O departamento aproxima empresas brasileiras e árabes cadastradas interessadas em fazer negócios. Francisca também falou sobre os resultados da mostra, na qual várias empresas procuraram o estande brasileiro interessadas em importador produtos made in Brazil.
A Feira Internacional do Cairo começou da última semana e termina na próxima sexta-feira (28). Esta é a 41ª edição da mostra. A feira é multissetorial e traz oportunidades de negócios para empresas de setores como o agrícola, alimentício, eletro-eletrônico, têxtil, de materiais de construção, de artesanato, de máquinas e equipamentos. Até o final da mostra são esperados um milhão de visitantes. A feira ocorre desde 1968 e é uma das mais tradicionais no país árabe.