Alexandre Rocha
São Paulo – Ao todo 15 fornecedores do Egito estarão representados na Exposição do Algodão Egípcio, que será realizada entre os dias 28 e 30 deste mês no Espaço Câmara Árabe em São Paulo. O evento é uma iniciativa do escritório comercial do Egito em São Paulo e tem o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
As companhias vão mostrar diversos produtos da cadeia do algodão, como as fibras em si, no caso o algodão do tipo Giza de fibra longa e extra longa; fios 100% algodão; tecidos crus e tingidos; e confecções, como lençóis, toalhas e camisas sociais.
Além de ver e tocar as mercadorias, os visitantes poderão fechar negócios. As empresas egípcias serão representadas pelo próprio escritório comercial do Egito, pela Lotas Comércio Exterior e por representantes diretos.
Para o presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr., o setor apresenta mais uma oportunidade de parceria que pode dar certo, com a integração das cadeias produtivas. "Por que não ter, por exemplo, um lençol de ótima qualidade fabricado no Brasil com algodão egípcio", disse. "É uma matéria-prima de agrega valor à cadeia", acrescentou.
A qualidade do algodão egípcio é reconhecida internacionalmente. A variedade Giza, de fibra longa e extra longa, permite a fabricação de fios mais finos e resistentes, o que resulta na confecção de tecidos mais macios, livres de aspereza e mais agradáveis ao toque da pele. "Para aproximar o Brasil e o Egito em um setor tão importante para a economia deles, o ideal é tentar integrar as cadeias de produção dos dois países de maneira complementar", disse na mesma linha o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby.
O algodão responde por 12% do setor agrícola do Egito, que emprega 40% da força de trabalho do país, e é a primeira cultura de exportação. A indústria têxtil, por sua vez, emprega 1,2 milhão de pessoas.
Serão expostas mercadorias dos seguintes fornecedores: Modern Nile Cotton Co., Misr Cotton Export Company, Deltatex Spinning & Weaving Co., Alexandria Spinning & Weaving Co., Miratex Textile Company, Misr Spinning & Weaving Co., Unirab Polvara Spinning & Weaving Co., Nasgeyat for Trade & Industry, Happitex BDR City, Egyptian Terry Towels, Egyptian Germmany Co., Happytex-Royal, Luxor Company, El Nile Co. e Yasmina Company.
Além dos negócios, na avaliação de Alaby, eventos com este são importantes para as negociações comerciais entre os países. "Já que o Mercosul está negociando com o Egito, é possível buscar, em eventos empresariais, fixar reduções tarifárias antecipadamente", declarou. O bloco sul-americano negocia atualmente um tratado de preferências tarifárias com o país árabe e a definição das listas de produtos e tarifas contempladas é uma das principais dificuldades em processos do gênero.
A participação na exposição é gratuita e mais informações podem ser obtidas junto ao departamento de marketing da Câmara Árabe.
Serviço
Exposição do Algodão Egípcio
Programação
28/09 das 10 às 12 horas – abertura
28/09 das 12 às 18 horas – exposição
29/09 das 10 às 18 horas – exposição
30/09 das 10 às 16 horas – exposição
30/09 das 16 às 17 horas – encerramento
Local
Espaço Câmara Árabe
Avenida Paulista, 326, 11° andar
Mais informações
Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Departamento de Marketing
Tel: +55 (11) 3283-4066
E-mail: marketing@ccab.org.br
Site: www.ccab.org.br