São Paulo – Será lançado na próxima terça-feira (16), em Curitiba, no Paraná, a edição 2009 do programa Exporta CIN. O projeto é uma iniciativa do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e tem por objetivo aumentar as exportações e os exportadores do estado.
O programa é voltado a empresas que não exportam e têm vontade de começar a vender no mercado externo, às iniciantes na exportação e também para aquelas que já estão no comércio internacional e querem aumentar os seus destinos. Ele tem o suporte dos CIN das federações estaduais, mas é iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
"A Fiep e o CIN têm uma série de projetos que auxiliam o empresário na hora de exportar e prospectar negócios no exterior. Nosso objetivo é fomentar as exportações e, para isso, contamos com estudos de mercado e ferramentas que possibilitem preparar e levar empresários a feiras e missões, aumentando, assim, as possibilidades de negócios", afirma a coordenadora do CIN-Fiep, Janet Pacheco, em nota divulgada pela federação.
"Outra característica importante do projeto é a sustentabilidade do aprendizado, porque o empresário terá o suporte técnico do CIN por um ano para aprender, na prática, as técnicas que envolvem uma exportação", explica a coordenadora. O programa inclui o auxílio na prospecção de clientes internacionais, a apresentação de potenciais compradores, a elaboração de um plano de exportação e a avaliação da concorrência no mercado-alvo.
O programa foi lançado no Brasil em 2007 e já beneficiou cerca de 50 empresas em todo o país. Ele vem sendo implantado em 13 estados, entre eles o Paraná. O lançamento da edição 2009, no Paraná, ocorre na sede da Fiep, em Curitiba. Informações e inscrições podem ser obtidas e feitas pelo telefone +55 (41) 3271-9107.

