São Paulo – Será realizado na próxima terça-feira (10), na feira Anuga (na imagem acima, edição anterior da mostra) em Colônia, na Alemanha, o Halal do Brasil Day, um dia especial de promoção e apresentação de produtos feitos no Brasil de acordo com as normas do islamismo. A ação é do Projeto Halal do Brasil, uma iniciativa da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para promover no exterior os alimentos halal produzido no País.
Em uma das ações reservadas pelo projeto para a data, as chefs Priscila Fiorini e Marina Stroh apresentarão no estande da ApexBrasil um menu de frango com legumes cozidos no leite de coco, almôndegas com molho de castanhas-de-caju, açaí com castanhas caramelizadas e café. Neste dia, o ex-jogador brasileiro Élber, que defendeu o Bayer de Munique entre 1997 e 2003, será o garoto-propaganda do Brasil na mostra. A Anuga é a maior feira de alimentos e bebidas do mundo. Realizada a cada dois anos, é subdividida em mostras menores de categorias específicas.
Em outra ação para divulgar os produtos do Brasil dedicados ao público muçulmano, os representantes do Projeto Halal irão apresentar suas ações e objetivos para a plateia do Global Halal Conference, um dos eventos especiais da Anuga. Será na segunda-feira (09).
“A Anuga é a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, é uma vitrine. Ela abrange todos os mercados, é pulsante, recebe um público que busca produtos halal. Nossa ideia é chamar a atenção (dos visitantes) para o halal brasileiro, feito com ingredientes brasileiros. Nem a própria Anuga sabia que o Brasil tem produtos halal sem que sejam carne”, diz a gerente de Projetos Internacionais da Câmara Árabe, Fernanda Dantas. Em 2021, a feira recebeu 70 mil visitantes de 169 países.
Embora com uma população muçulmana pequena, o Brasil é um grande produtor e exportador de proteína halal. Entre os principais consumidores de produtos halal estão nações do Oriente Médio, Norte da África, sudeste asiático e parte da Europa. Além de promover os produtos brasileiros, o Projeto Halal incentiva as empresas que dele participam a adotar a produção e certificação halal para, ao menos, parte do seu portfólio para que tenham acesso a mercados muçulmanos.
O Projeto Halal do Brasil foi lançado em 2022. Neste ano, conta com ações na Malásia, Alemanha, Arábia Saudita e Egito, entre outros destinos. Do Halal do Brasil Day participam também a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).