São Paulo – Fornecedores brasileiros de produtos halal e importadores sauditas tiveram um café da manhã de networking nesta quinta-feira (23) na Embaixada do Brasil em Riad. O encontro foi uma ação do Projeto Halal do Brasil, levado adiante pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para ampliar a inserção do halal do Brasil no mercado externo. Os produtos halal são feitos segundo as regras do Islã e consumidos por muçulmanos.
Pela Arábia Saudita participaram desde representantes de entidades empresariais, como a Saudi Exports, até companhias de comércio exterior e redes de restaurantes. Segundo o chefe do Escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, que esteve no encontro, os sauditas ficaram muito felizes com os fornecedores que encontraram. Segundo Solimeo, além de um perfil acessível, eles identificaram nas empresas brasileiras novos players para seu mercado.
“Os árabes ficaram muito satisfeitos e saíram até surpresos com o que encontraram”, disse Solimeo para a reportagem da ANBA. Foram assuntos das conversas desde o fornecimento de arroz e de peixes até de insumos para indústrias alimentícias sauditas. Além de Solimeo, outros profissionais da Câmara Árabe e da ApexBrasil participaram no encontro de networking na embaixada brasileira, assim como o embaixador do Brasil na Arábia Saudita, Sérgio Eugênio de Risios Bath.
A gerente de Projetos de Internacionalização da Câmara Árabe e responsável pelo Projeto Halal do Brasil na instituição, Fernanda Dantas, afirma que a escolha pela realização do café em Riad ocorreu porque o país é mercado muito importante para os produtos halal e estratégico no projeto. Segundo ela, além do reconhecimento que o consumidor local dá ao halal, a Arábia Saudita é um mercado de alta renda.
The Saudi Food Show
O café de networking ocorreu no último dia da feira The Saudi Food Show, em Riad, na qual empresas brasileiras participaram como expositoras em espaço organizado pela ApexBrasil. Parte delas já faz parte do Projeto Halal do Brasil. Um profissional da Câmara Árabe, o executivo de Negócios Internacionais Ahmed Kamal Hussein, também participou da feira para conversar com empresários sobre o Projeto Halal.
No evento de networking também foi entregue para o adido agrícola do Brasil na Arábia Saudita, Adriano Perrelli Pestana de Castro, condecoração oficial da Ordem do Rio Branco, no desempenho da sua função na Embaixada do Brasil em Riad. A Ordem do Rio Branco é uma honraria concedida pelo governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, a pessoas por destacados serviços ao País.
Mais informações sobre o Projeto Halal do Brasil aqui.