São Paulo – Amostras dos cosméticos da Pronatus, indústria do estado do Amazonas, devem começar a chegar ao mercado árabe no próximo mês. A empresa participou de uma feira em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, há dois meses, e encontrou importadores interessados em seus produtos. O gerente nacional de vendas da Pronatus, Walter Antônio Limiro, que esteve na feira, acredita que pode fechar negócios com Arábia Saudita, Catar e Emirados, para onde vai embarcar as amostras.
A Pronatus tem sua sede em Manaus, capital amazonense, e fabrica produtos com matérias-primas da floresta amazônica. Entre os principais cosméticos comercializados estão o gel para massagem Copaíba Ice Andiroba, que é anti-inflamatório, o creme para rachaduras dos pés Pomada Santa, que tem componentes anti-inflamatório, hidratante e repelente, o antirrugas Skin Cure Mulateiro, que promete regeneração da pele e é feito com murumuru, uma planta nativa e com mulateiro, árvore de vida longa da floresta amazônica que morre com uma aparência jovem.
Há ainda, entre os principais produtos vendidos, o Dermo Baby, pomada contra assaduras a base de óleo de castanha-do-Pará, o hidratante para mãos e pés Cupuaçu, feito com o fruto amazônico, o xampu Amor Crescido, produzido a partir de um cipó com o mesmo nome e que promete como efeito cabelos mais volumosos e sedosos, além do Óleo Elétrico, utilizado para massagem relaxante que tem capacidade de desobstruir as vias aéreas.
A Pronatus exporta apenas para o Japão e a feira em que empresa participou em Dubai, a Beautyworld Middle East, no mês de maio, foi a primeira no exterior. Limiro ficou bastante entusiasmado com a exibição e também vai enviar amostras para possíveis compradores em Portugal e na Itália a partir de contatos feitos em Dubai. A empresa, segundo o gerente nacional de vendas, pretende crescer no mercado externo e vai participar de outras feiras fora do País para conquistar clientes internacionais. A próxima será em agosto na Colômbia.
A meta da Pronatus é fazer com que o mercado externo absorva mais de 30% da produção da empresa no médio e longo prazo, em cerca de dois a três anos. As regiões mais promissoras para comprar, segundo o interesse demonstrado, são o Oriente Médio e a Europa, de acordo com Limiro. Segundo o executivo, a Pronatus está adequando embalagens e produtos e vai começar a providenciar os registros necessários para os produtos em cada país.
A empresa é de pequeno porte, mas Limiro acredita em forte crescimento nos próximos anos. “Quem usa nossos produtos volta a comprar”, afirma. A marca é forte na região Norte e Nordeste do País. Ela também tem presença e está se expandindo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No estado do Rio de Janeiro a Pronatus já é bem vendida, segundo Limiro. Os produtos são comercializados em farmácias, inclusive de manipulação, supermercados e hipermercados, além do comércio especializado, as lojas de cosméticos.
Contato:
Pronatus
Site: www.pronatus.com.br
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