São Paulo – Pela quarta vez, a Qatar Petroleum Internacional (QPI) arrematou blocos de exploração e produção em um leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na 16ª Rodada de Licitações (foto acima), realizada quinta-feira (10), no Rio de Janeiro, a petrolífera do Catar integrou consórcios vencedores de três blocos.
Em consórcio com a Total e a Petronas, a QPI arrematou o bloco denominado C-M-541 na Bacia de Campos. A Total tem 40% de participação, a QPI também 40% e a Petronas, 20%, sendo que a primeira é a operadora.
Outros dois blocos (659 e 713), também na Bacia de Campos, foram arrematados pela QPI em associação com a Shell, que é a operadora, com 40% de participação, e a Chevron (35%). A empresa do Catar tem 25%.
“Este é nosso quarto resultado positivo, o que fortalece a presença da Qatar Petroleum no Brasil e marca mais um passo bem sucedido rumo à realização de nossa estratégia internacional de crescimento, além de tonar o Brasil um dos pilares de nosso portfólio internacional”, disse o presidente e CEO da Qatar Petroleum, Saad Sherida Al-Kaabi, segundo nota divulgada pela companhia.
Na rodada desta quinta-feira, foram arrematados 12 dos 36 blocos oferecidos pela ANP. Foram arrecadados R$ 8,915 bilhões em bônus de assinatura.