Cairo – A Ramax Trading, empresa brasileira especializada na comercialização de carnes, exporta os seus produtos a mais de 20 mercados ao redor do mundo, liderados por China e Egito, e quer aumentar o volume de negócios com os egípcios. A companhia registra vendas anuais de US$ 50 milhões.
Rada Saleh (foto acima), presidente do Conselho Administrativo da Ramax Trading, disse que o mercado chinês é o mais importante para a empresa, mas que a Ramax tem grande experiência nas vendas ao Egito e no atendimento aos mercados internacionais como um todo. A empresa comercializa carne bovina e de frango.
Saleh disse que o desempenho no mercado egípcio está bom e pode melhorar após a resolução de entraves na certificação halal. Ele acredita que a diminuição do custo da certificação halal poderia resultar no crescimento do comércio, além de atender às necessidades do consumidor egípcio com carne de alta qualidade a preços compatíveis.
Saleh destacou que a empresa trabalha com as Forças Armadas do Egito e tem se encontrado com muitas delegações do país, o que proporcionou à empresa experiências para lidar com o mercado egípcio.
O executivo disse que este mês é considerado uma boa oportunidade para o importador egípcio comprar carne brasileira de alta qualidade e com preço adequado devido à baixa demanda no mercado brasileiro. Saleh explicou que 20% da produção da carne brasileira é exportada, enquanto 80% da produção é consumida no mercado local.
Saleh afirmou que o preço da matéria-prima na produção da carne brasileira, que é o bezerro, está muito alta devido ao aumento da demanda do mercado chinês, mas ao mesmo tempo, a demanda no Brasil não está crescendo a taxas normais e está testemunhando um declínio em relação aos anos anteriores.
Ele destacou que a queda da demanda no mercado brasileiro inclui dois motivos. O primeiro é o preço, pois o poder de compra do consumidor brasileiro diminuiu devido à pandemia de covid-19. O segundo motivo é a entrada no período de jejum de cristãos no Brasil, a quaresma, o que faz com que uma grande parte da população brasileira pare de comer carne.
*Traduzido do árabe por Ahmed El Nagari