São Paulo – O ramo imobiliário da Arábia Saudita deverá ter um crescimento anual de 5% a 7% até 2012, segundo estudo divulgado recentemente pelo Global Investment House, banco de investimentos com sede no Kuwait. O mesmo relatório informa que a participação do setor na economia do país deve chegar a 7,2% este ano, contra 6,8% cinco anos atrás.
As estimativas são baseadas na grande demanda por habitação existente no país, no lançamento de grandes projetos comerciais e hoteleiros. Só para dar uma idéia, segundo a Riyadh Exhibitions Company, serão necessárias 1,5 milhão de novas unidades habitacionais até 2015 para atender ao crescimento da população local. A Riyadh Exhibitions é responsável pela Saudi Build, feira da construção que vai ocorrer na capital saudita.
Nesses sentido, a demanda saudita por produtos e serviços ligados à construção tende a permanecer forte pelos próximos anos. É nesse cenário que o Brasil vai participar de uma série de eventos do ramo no Oriente Médio até o final de 2009.
O primeiro deles é a Saudi Build, que será realizada de 04 a 07 de outubro, e já tem presença confirmada de 10 empresas e entidades brasileiras. São elas: Cejatel, de cerâmicas e madeiras; Sudati, de compensados; Cláudio Vogel, de telhas; WK Comercial, de madeiras; Braminas, de mármores e granitos; Casagrande, de revestimentos cerâmicos; a trading DXB; além da embaixada do Brasil em Riad e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
A organização do pavilhão brasileiro está a cargo da empresa Conceito Brazil, com apoio da Câmara Árabe e da embaixada.
De 19 a 30 de novembro vai ocorrer uma missão comercial aos Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O programa será realizado pela Federação das Indústrias do Estados de Santa Catarina (Fiesc), mas está aberto a empresas de todo o Brasil. A viagem tem também apoio da Câmara Árabe. As inscrições vão até o dia 25 de setembro.
Ainda em novembro, a Câmara Árabe promove novamente a participação brasileira na Big 5 Show, maior feira do ramo da construção do Oriente Médio, que será realizada em Dubai, nos Emirados.
O estande do Brasil já tem 25 expositores inscritos: Pincéis Atlas; Hidroservice, de tratamento de água; Joller Toilettes de Luxo, de louças e metais; Formacomp, de compensados; Schulz, de compressores; Platform, de madeiras; Menegotti, de betoneiras; Guidoni, Mineração Santa Clara, MGR e SP Stones, de rochas; Arouca, Poly Hidrometalúrgica, Metalúrgica Meber, Forminox, Crismoe e Soprano de metais; Itagres, Eliane e Gyotoku, de cerâmicas; Santa Luzia Molduras; Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (Asbea); além da WK, Braminas e Casagrande, que também vão à Saudi Build.
Mais informações
Saudi Build
Conceito Brazil
Tel.: +55 (11) 3527-5000
E-mail: pportugal@conceitobrazil.com.br
Site: www.conceitobrazil.com.br
Missão comercial
Fiesc
Tel.: +55 (48) 3231-4662
Site: www.fiescnet.com.br/cin/golfoarabico
Big 5 Show
Departamento de Marketing da Câmara Árabe
Tel.: +55 (11) 3147-4071 / 72 / 73 / 92
E-mail: marketing@ccab.org.br
Site: www.ccab.org.br

