Marina Sarruf
São Paulo – A empresa gaúcha Randon, fabricante de implementos rodoviários, pretende firmar uma parceria em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para montar carrocerias e, futuramente, exportar para outros países do Oriente Médio. "Os negócios ainda estão em andamento, mas pretendemos fechar uma parceria no ano que vem", afirmou à ANBA o gerente de exportação da empresa, Alvonir Anderle.
A idéia é abrir uma linha de montagem nos mesmos moldes das já existentes na Argélia e no Marrocos. A parceria na Argélia deu tão certo que a Randon quer dobrar sua capacidade de produção no país. A empresa argelina ACTS, parceira da Randon, importa kits desmontados de semi-reboques para serem montados no país árabe. Atualmente a companhia produz cinco unidades por dia. "A intenção é montar dez unidades ao dia para o próximo ano", disse Anderle, que participou da Feira Internacional de Argel, encerrada ontem. A parceria entre as duas companhias foi feita na feira do ano passado.
Para aumentar a capacidade de produção da linha montagem, a empresa argelina pretende ampliar o número de funcionários em, aproximadamente, 50%. Atualmente 170 pessoas trabalham na planta. Além disso, Anderle acredita que também será necessário investir em novas máquinas, que geralmente são importadas do Brasil e de países europeus.
"Vamos mandar também alguns técnicos do Brasil para treinar a equipe argelina", completou Anderle. De acordo com ele, já foram montadas 350 unidades na Argélia, sendo que 80% delas já foram vendidas no mercado interno. Até o final do ano deverão ser montadas mais 300 unidades. "Temos planos de exportar os semi-reboques para outros países africanos após aumentar a produção", disse.
Segundo Anderle, a participação da Randon na edição deste ano da Feira Internacional de Argel foi muito positiva. "Pudemos reforçar a nossa parceria com a ACTS e divulgar mais a marca aqui no país", afirmou. O estande do Brasil foi organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Em novembro do ano passado, a linha de montagem da empresa brasileira em Argel foi visitada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, durante uma missão comercial ao país árabe.
No mundo árabe
A Randon já exporta para o mercado árabe há mais de 20 anos. Além da Argélia e Marrocos, a empresa exporta para os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Iêmen e Kuwait. Segundo Anderle, os países árabes deverão representar 10% das exportações da empresa este ano. "Acreditamos que o mercado árabe possa chegar a representar 30% do nosso faturamento."
No Brasil
Com sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, o grupo Randon conta com sete empresas: Randon Implementos, Randon Veículos, Fras-le, Master, Jost, Suspensys e Randon Consórcios.
A produção da Randon Implementos para este ano deve fechar em 17,5 mil unidades. Deste total, 25% é voltado para exportação. O grupo Randon emprega 6 mil funcionários, sendo dois mil na unidade de implementos rodoviários.