São Paulo – A Universidade de São Paulo (USP) ficou em 128º lugar na avaliação deste ano do Centro para Rankings Mundiais de Universidades. A lista foi divulgada nesta segunda-feira (05) pela consultoria que tem sede nos Emirados Árabes Unidos, que classifica anualmente universidades de todo o mundo. A posição manteve a USP como a mais bem colocada entre as instituições educacionais da América Latina.
A colocação, no entanto, é pior do que a que USP teve no ano passado, quando alcançou o 77º lugar geral. As outras universidades brasileiras mais bem colocadas são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 349ª posição; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 353ª; e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em 444º lugar.
Pelo oitavo ano consecutivo, Harvard foi classificada como a melhor universidade global. Além da campeã, as primeiras posições são ocupadas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º), Universidade de Stanford (3º), Universidade de Cambridge (4º) e Universidade de Oxford (5º).
Os fatores que são levados em conta nas avaliações são sete. O Centro observa qualidade do ensino, empregabilidade de ex-alunos, qualidade do corpo docente, produção de pesquisa, publicações de alta qualidade, influência dos artigos e citações dos artigos (10%). A metodologia também se atualizou este ano para dar igual ênfase ao ambiente de aprendizado e pesquisa.
Segundo o Jornal da USP, entre esses quesitos, a USP obteve a melhor pontuação nos itens referentes ao desempenho na pesquisa, ficando na 89ª classificação.