São Paulo – Executivos da Zona Econômica de Ras Al Khaimah (Rakez), dos Emirados Árabes, convidaram o setor de rochas ornamentais do Brasil e do estado de Minas Gerais para criar bases em Ras Al Khaimah. Eles tiveram encontro nesta sexta-feira (01) na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) com representantes do segmento.
O diretor comercial da Rakez, Izzat Barakat, apresentou a disposição da zona econômica de oferecer um pacote personalizado para levar as empresas do segmento a se instalarem no local. A Rakez é o órgão que controla a Zona Franca de Ras Al Khaimah (RAK FTZ), onde estão instaladas 13 mil companhias de 100 países, entre elas 16 brasileiras.
Barakat e o gerente de Desenvolvimento de Negócios, David Zabinsky, tiveram reunião com o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Beneficiamento de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais no Estado de Minas Gerais (SinRochas), José Balbino Maia de Figueiredo, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), Reinaldo Dantas Sampaio.
Também participaram do encontro outros representantes do Sistema Fiemg e o executivo de Negócios da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rafael Solimeo. Na quinta-feira, eles apresentaram a zona econômica para empresários em um seminário que também teve palestra do diretor geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, sobre negociação com os árabes.
De acordo com informações divulgadas pela Fiemg, no encontro desta sexta-feira Balbino falou ao grupo sobre a indústria de rochas ornamentais do estado e os serviços da federação para impulsionar as exportações mineiras, como o Expand. O programa habilita empresas para a expansão internacional em países estratégicos.
“Nossa missão é dar suporte e apoio às empresas brasileiras que pretendem se instalar em nossa zona econômica. O Brasil tem grande potencial nos Emirados Árabes. A indústria brasileira precisa divulgar melhor seus produtos, estar com os produtos nas prateleiras lá”, recomendou Izzat Barakat, segundo material divulgado pela Fiemg.
No encontro, Barakat também se mostrou disposto a apresentar representantes da indústria de rochas para autoridades de Ras Al Khaimah. De acordo com informações dos executivos da Rakez, repassadas à ANBA por Solimeo, Ahmed bin Saqr Qasimi, presidente da Rakez e membro da família governante de Ras Al Khaimah, visitará o Brasil durante o próximo ano.