São Paulo – Criada em 2019 por cinco brasileiros, a Onii Lojas Autônomas vai abrir sua primeira unidade em território árabe em outubro deste ano. Victor Azouri Bermudes, um dos fundadores e CEO da Onii, será o responsável pela estreia da marca em Dubai.
Já vivendo nos Emirados Árabes, Victor também vai cuidar da abertura de unidades em Sharjah e Abu Dhabi, que assim como Dubai, são emirados do país. “O processo de negociação com os Emirados Árabes Unidos foi conduzido de forma estratégica e cuidadosa. Depois que participamos da GITEX North Star, em outubro de 2022, no Dubai World Trade Centre, houve um feedback positivo por parte dos representantes dos países árabes, o que despertou o interesse da Onii em expandir suas operações para essa região”, relembra o CEO da Onii. “Na sequência visitamos o Sharjah Research Technology and Innovation Park e viabilizamos para ter uma sede da Onii lá.”
Bermudes ainda conta que os fundadores da marca estão empolgados com a oportunidade de levar a proposta única de lojas e soluções autônomas para essa região.
Entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024, as lojas de conveniência inteligentes vão chegar a outros países árabes: Bahrein, Arábia Saudita e Catar.
“Atualmente estamos presentes em Portugal e estamos acelerando nossa expansão para países árabes, Estados Unidos e Espanha. Acreditamos que o conceito de lojas autônomas tem potencial global e estamos felizes em levar nossa solução inovadora para além das fronteiras do Brasil”, diz Bermudes.
O processo de exportação da marca envolveu negociações estratégicas e parcerias locais para viabilizar a entrada nos mercados estrangeiros. Para exportar a marca foi preciso fazer adaptações da solução para que ela atendesse às necessidades, regulamentações e requisitos comerciais de cada país.
Criação da marca
As lojas brasileiras foram inspiradas no modelo da Amazon dos Estados Unidos, conhecido como Amazon Go. Criada inicialmente com o propósito de atender condomínios residenciais, o negócio evoluiu rapidamente para a implementação de micromercados em espaços corporativos, como We Work. A sede da empresa está localizada no município de São Carlos, interior de São Paulo, e conta com uma equipe de aproximadamente 32 funcionários.
O CEO da empresa explica que a ideia da criação da Onii surgiu da observação das necessidades dos consumidores em termos de conveniência, praticidade e experiência de compra personalizada. “Identificamos uma oportunidade de unir tecnologia e o varejo para oferecer soluções inovadoras no setor de lojas autônomas. A Onii visa revolucionar a forma como as pessoas consomem produtos e serviços.”
Na Onii, as compras são realizadas de forma autônoma. Os consumidores escaneiam os produtos pelo aplicativo, adicionam ao carrinho virtual e por fim fazem o pagamento pelo próprio aplicativo.
“Buscamos constantemente oferecer produtos de qualidade, parcerias estratégicas e preços competitivos para garantir uma experiência positiva. Nosso objetivo é proporcionar um serviço confiável e eficiente, facilitando a vida das pessoas no dia a dia”, avalia o CEO da Onii.
Já são mais 770 pontos, que funcionam 24h por dia, durante os sete dias da semana, espalhados por 19 estados e 148 cidades do Brasil. As lojas estão disponíveis em condomínios, empresas, clubes, hotéis, lojas de rua, dentro de carros, estádio de futebol, etc.
“Utilizamos inteligência de dados e inteligência artificial para analisar o comportamento de compra dos clientes, permitindo-nos personalizar e aprimorar a oferta de produtos de acordo com suas preferências e necessidades”, diz Bermudes.
Com relação aos concorrentes, o CEO acredita que a Onii se diferencia por oferecer uma solução completa, que une tecnologia de controle de acesso.
Reportagem de Rebecca Vettore, especial para a ANBA