São Paulo – Ao divulgar a participação do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, em reunião do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG ou GCC, na sigla em inglês) nesta segunda-feira (9) em Riad, capital da Arábia Saudita, o Itamaraty afirmou que “o estreitamento do diálogo político e das relações econômicas com o CCG é prioridade para a política externa do Presidente Lula”.
O Brasil foi convidado especial da 1ª Reunião Ministerial de Diálogo Estratégico entre o Brasil e o Conselho de Cooperação do Golfo. O bloco reúne Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã. “O bloco é o 5º maior destino das exportações do Brasil e tem ocupado papel crescente no setor de investimentos produtivos. O comércio Brasil-CCG superou US$ 16 bilhões em 2023”, informou a pasta.
Antes da reunião, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que seriam tratados o aprofundamento dos vínculos do Brasil com o bloco e países membros e as possibilidades de aumento de investimentos, com ênfase no Programa de Aceleração do Crescimento, examinadas questões regionais e globais e apresentados os preparativos brasileiros para a próxima Cúpula do G20, no Rio de Janeiro.
Bahrein
Paralelamente à agenda coletiva, o chanceler do Brasil teve encontros com vários ministros dos países do GCC, além da Índia e da Rússia, que estavam no país árabe. Com o ministro das Relações Exteriores do Bahrein, Abdullatif Al-Zayani, Mauro Vieira falou sobre a crise humanitária e de reféns na Faixa de Gaza e as negociações para um cessar-fogo na região. O brasileiro foi convidado a visitar o Bahrein nos próximos meses para aprofundar discussões sobre comércio e investimentos entre os países.
Kuwait
Mauro Vieira também teve encontro com o ministro das Relações Exteriores do Kuwait, Abdullah Al-Yahya, com quem discutiu a aproximação entre o Brasil e Conselho de Cooperação do Golfo, as perspectivas de ampliação de investimentos e cooperação em novas áreas, como defesa. O ministro Vieira convidou Al-Yahya a participar da reunião de chanceleres do G-20, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), no final deste mês. O Brasil ocupa a presidência do G20 e a reunião será aberta a chanceleres de todos os países membros das Nações Unidas.
Arábia Saudita
A agenda de Mauro Vieira foi aberta em Riad com reunião com o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, o príncipe Faisal Al-Saud. Eles falaram sobre comércio e investimentos, crise humanitária e de reféns em Gaza, negociações para cessar-fogo e risco de alastramento do conflito. O ministro saudita agradeceu pela defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de cessar-fogo e da solução de dois Estados e pela liderança do Brasil no G20. Mauro Vieira encerrou a viagem à Arábia Saudita com reunião com o ministro de Investimentos, Khalid Al-Fahli.
Leia também:
Cooperação foi assunto de Mauro Vieira em Omã