Marina Sarruf
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São Paulo – Apesar do mercado árabe ainda não ser um dos principais destinos das exportações brasileiras da indústria de cerâmica para revestimento, os empresários do setor já sentiram o potencial do mercado e têm interesse em fazer um fórum internacional de arquitetura e construção sobre Dubai, nos Emirados Árabes. "O mercado do Oriente Médio tem uma potencialidade enorme, principalmente para produtos de alto valor agregado", afirmou à ANBA o superintendente da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer), Antonio Carlos Kieling.
Todo mês de março, a Anfacer promove a Revestir, Feira Internacional de Revestimentos, em São Paulo. Este ano será a sexta edição. No evento, a entidade também organiza um fórum internacional, que traz importantes palestrantes para falar do setor de construção. Na última edição, em 2007, o fórum contou com a presença do engenheiro Greg Sang, responsável pela construção do Burj Dubai, prédio em Dubai que será o mais alto do mundo. "Para a próxima edição estamos tentando trazer um representante do Porto de Jebel Ali", disse Kieling.
Segundo ele, a idéia é trazer cada vez mais árabes para feira e promover o diálogo com os fabricantes do Brasil. Empresários brasileiros do setor de revestimentos também têm participado das últimas edições da Big 5, maior feira de construção do Oriente Médio, em Dubai. No ano passado, 10 empresas brasileiras participaram do evento. "A feira foi excelente. Todos as empresas fecharam negócios", disse Kieling. "Queremos ampliar a nossa participação", acrescentou.
De acordo com o executivo, a aceitação dos produtos brasileiros no mercado árabe é excelente, principalmente no caso de porcelanatos, peças de acabamento, pastilhas e pisos. "No final da Big 5, todos os produtos do mostruário foram vendidos. Teve até disputa. Isso nunca aconteceu em outra feira", disse Kieling.
Segundo ele, os produtos brasileiros do setor já são exportados para os Emirados Árabes, Arábia Saudita, Catar e Kuwait. As vendas representam cerca de 2% das exportações brasileiras do setor. "É preciso promover mais o Brasil no Oriente Médio. Eles conhecem muito pouco", disse. De acordo com o executivo, o Brasil é um excelente produtor de cerâmica para revestimentos e tem preços competitivos. "O mercado árabe tem um potencial de crescimento enorme", acrescentou.
Feira
A Revestir é a maior feira do setor da América Latina, além de reunir expositores do setor de cerâmica, também traz granitos, mármores e outras pedras; laminados, vidros, mosaicos e fornecedores da indústria. Em 2007, mais de 30 mil visitantes compareceram a feira. Segundo dados da Anfacer, foram gerados US$ 120 milhões em negócios e para 2008, a previsão é de gerar US$ 130 milhões em negócios.