Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – Mais de 40 empresas brasileiras se inscreveram para participar da rodada de negócios do setor de alimentos com importadores árabes que vai ser realizada hoje (25) na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo. A delegação árabe é composta por sete empresários da Argélia, Síria, Egito, Jordânia, Iêmen e Bahrein.
"Tivemos uma procura muito grande de empresas brasileiras interessadas em participar da rodada, inclusive muitas empresas ficaram de fora porque não tínhamos mais horários", afirmou o presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr. Os encontros entre as empresas já foram agendados conforme os interesses de cada uma.
De acordo com ele, os empresários árabes, que são industriais e também distribuidores do setor de alimentos, foram selecionados pela Câmara Árabe e estão vindo a convite da entidade. "São potenciais importadores", disse.
Os produtos de maior interesse dos empresários variam de carnes, ovos e biscoitos a café, óleos e enlatados. As empresas da Jordânia, por exemplo, Mohammad Ali Darwazeh & Partners e a Ibrahim Odeh & Partners, estão interessadas em carne bovina e de frango, peixe congelado, leite em pó, ração animal, açúcar, farinho de trigo e bebidas. A Olabi Factory, da Síria, procura por café verde, grãos e açúcar. A Sarl Chebil Import Export, da Argélia, quer feijão, lentilha, ervilhas e confeitos.
Já a empresa do Iêmen, Alfalaq Universal Group, busca por massa de tomate, temperos, chocolates, balas, suco de frutas, queijo, leite em pó, trigo, soja, ketchup, entre outros. A empresas Al Garas Food Ingredients, do Egito, quer produtos de cacau, gorduras e óleos, aromatizantes, ácido cítrico, leite em pó e ovos. E a do Bahrein, Ali Essa Aldaaysi, carnes, vegetais congelados, arroz, enlatados e produtos para panificação.
Do lado brasileiro, estão inscritas grandes empresas, entre elas Friboi, Sadia, Frangosul, Seara, Bertin, Mataboi e Frigol, de carnes; Del Valle, Schincariol, Chá Mate Triunfo e Fruteza, de bebidas; Cia Iguaçu, Café Canecão, Doce Café, de café; Kiuti e Balas Boavistense, de doces além de tradings.
Os empresários árabes estão no Brasil para conhecer de perto a produção alimentícia local. Além da rodada de negócios, eles vão participar nos dias 26 e 27 da Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar (Fispal Food Service), que ocorre de hoje a 28 de junho no Expo Center Norte em São Paulo. No dia 27, a delegação também será recebida pela organização da ABF Franchising Expo, feira do setor de franquias promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e pela a Messe Frankfurt.
A rodada de negócio começa às 10h e segue até às 16h no Espaço Câmara Árabe. Antes do evento, Sarkis dará as boas vindas aos empresários árabes.

