Marina Sarruf
São Paulo – A moda brasileira está em alta esta semana. Além dos desfiles das coleções primavera-verão 2005/2006 do Fashion Rio, no Rio de Janeiro, que começou na terça (14) termina no domingo (19), as jóias também marcam presença na exposição Jóia Brasil, que é realizada paralelamente ao evento.
Segundo a curadora da mostra, Anna Clara Hermann, as jóias brasileiras estão ganhando maior visibilidade no mercado internacional. "Estamos crescendo neste setor no Brasil. Já podemos competir com joalheiros internacionais", afirma Anna.
De acordo com ela, o diferencial das jóias brasileiras está nas pedras, sementes, raízes e design. "É um movimento forte que está surgindo. Misturar sementes e raízes da flora brasileira com ouro, diamantes e pedras. É preciso agregar valor às peças", diz a curadora.
No total, a mostra conta com 26 designers brasileiros dos estados do Rio, Bahia, Pernambuco e Espírito Santo. São cerca de três mil peças distribuídas em 26 vitrines de acrílico transparente, presas no teto por cabos de aço. "Há doze novos talentos na exposição. Temos fomentado a criação de novos cursos de designers e ourives, o que é muito importante", afirma Anna.
Esta é a sexta edição da Jóia Brasil, a maior exposição do gênero no país. A mostra também já foi levada para Paris, Londres, Canadá e Estados Unidos. "Tenho muito interesse em expor num país árabe. Em Dubai, por exemplo, tenho certeza que a mostra faria sucesso", diz a curadora, que também deve expor as peças na China, em novembro.
Organização
Para a realização dos seis dias de desfiles do Fashion Rio, no Museu de Arte Moderna (MAM), foram investidos R$ 5 milhões. Grifes brasileiras como Walter Rodrigues, Lenny, Salinas, Lilica Ripilica – que já exportam para vários países, inclusive para os árabes – são algumas das 35 marcas que participam do evento.
Enquanto modelos como Gisele Bündchen, Naomi Campbell e Isabeli Fontana esquentam as passarelas do Fashion Rio, compradores da Europa, América Latina, África, Japão e Estados Unidos circulam pelo Fashion Business, feira de negócios que reúne quase 200 marcas, num espaço de cinco mil metros quadrados, e termina amanhã (18).
A organização da feira espera receber cinco mil visitantes. A expectativa é de que as vendas para ao mercado interno cresçam 15% nesta edição, somando R$ 350 milhões. No último Fashion Business, que apresentou a coleção outono-inverno, em janeiro deste ano, as exportações projetadas chegaram a US$ 9,1 milhões em 12 meses.