Brasília – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, nesta quinta-feira (13), o sexto levantamento da safra de grãos 2024/25 do Brasil, que atualiza a produção nacional para 328,3 milhões de toneladas. A atual estimativa representa uma alta de 10,3% se comparada ao volume colhido no ciclo anterior (2023/24), com acréscimo de 30,6 milhões de toneladas.
Ao compartilhar os números, o presidente da companhia, Edegar Pretto, disse que será uma safra histórica. Se as projeções se confirmarem, será um novo recorde para a produção de grãos no Brasil. Segundo a Conab, o resultado reflete o aumento na área plantada, estimada em 81,6 milhões de hectares, e a recuperação na produtividade média das lavouras.
Soja, milho, feijão e arroz
Na colheita de 2024/25, a produção de soja deve atingir 167,4 milhões de toneladas, com aumento de 13,3% em relação ao período passado. Os números consolidam o Brasil na posição de liderança da produção de soja no mercado global. A produção de milho estimada pela Conab para a safra 2024/2025 é de 122,76 milhões de toneladas, crescimento de 6,1% na comparação com a última colheita.
Também para o arroz os técnicos da Conab verificaram aumento de 6,5% na área plantada, chegando a 1,7 milhão de hectares, a maior nos últimos sete anos. A estimativa é de colheita de 12,1 milhões de toneladas. O feijão deve registrar ligeiro aumento, de 1,5%, na produção total, estimada em 3,29 milhões de toneladas. Também há previsão de alta para as colheitas de algodão e trigo, entre outros produtos.
Leia também:
Brasil abre mercado para mudas de morango do Egito