São Paulo – O Egito garantiu vaga na Copa do Mundo da FIFA de 2026 na tarde de quarta-feira (8) ao derrotar o Djibuti por 3 a 0, em partida realizada no Marrocos. O atacante do Liverpool e da seleção Mohamed Salah fez dois gols. O Egito é o quarto país árabe a se classificar para o torneio, que será realizado nos Estados Unidos, México e Canadá. Jordânia, Marrocos e Tunísia já tinham carimbado seu passaporte para a competição.
Para se classificar para a Copa com uma rodada de antecedência, o Egito precisava apenas vencer o Djibuti ou torcer para Burkina Faso não vencer Serra Leoa, em partida pelo Grupo A das Eliminatórias Africanas. Burkina Faso acabou vencendo por 1 a 0, mas o Egito fez sua parte: Ibrahim Adel abriu o placar aos oito minutos do primeiro tempo e Salah ampliou aos 14 minutos. O craque sacramentou a vitória egípcia aos 39 do segundo tempo.
Nas Eliminatórias Africanas, o primeiro colocado de cada um dos nove grupos garante vaga direta à Copa, o que ocorreu com Tunísia, Marrocos e, agora, Egito. Os quatro melhores segundos colocados irão se enfrentar em uma próxima etapa por mais uma vaga na repescagem. A Argélia pode garantir a vaga nesta quinta-feira (9), enquanto Sudão e Líbia dependem de uma combinação de resultados para continuar na briga pela vaga.
Já na quarta fase das Eliminatórias Asiáticas, Catar e Omã empataram por 0 a 0, enquanto a Arábia Saudita venceu a Indonésia por 3 a 2. Emirados Árabes Unidos e Iraque também estão nesta etapa da competição. Todos disputam uma vaga para a Copa.
Já estão classificados para o campeonato 19 países, sendo os anfitriões e os árabes, além de Japão, Nova Zelândia, Irã, Argentina, Uzbequistão, Coreia do Sul, Austrália, Brasil, Equador, Colômbia, Paraguai e Uruguai.


