Geovana Pagel
São Paulo – A Samello, maior indústria de calçados da região de Franca, vai levar as últimas novidades em sapatos masculinos para a Motexha, feira voltada para o setor de moda, que será realizada entre os dias 12 e 15 de setembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
"Levaremos a coleção primavera-verão, produtos de alta qualidade. Esperamos abrir novos clientes e parcerias", afirmou o gerente de exportações da empresa, Mauricio Ávila. A Samello participa da feira como parte de um grupo de empresas associadas à Associação dos Calçadistas de Franca (Ascal).
Arábia Saudita e Omã compram calçados masculinos em couro da fabricante há cerca de dois anos. Segundo Ávila, os países árabes ainda representam uma fatia pequena no bolo de exportações da Samello, que vende para 35 países. A empresa, inclusive, fabrica sapatos para grifes internacionais como Cole Hann, Polo Ralph Lauren, HS Trask, Oakley, Fieramosca, Fairmount e Fratelli Rosetti.
Estados Unidos e Europa são os principais mercados importadores da Samello. Um dos produtos da grife mais cobiçados no exterior, os mocassins originais, costurados manualmente na forma, chegam a custar entre US$ 150 e 175 para o consumidor final.
No Brasil, além da fabricante distribuir uma coleção exclusiva com a marca Samello para a rede de 28 lojas franqueadas, desenvolve e fabrica linhas especiais para as grifes Forum, Triton, VR, Crawford, Richards e Daslu.
Fundada em 1926 na cidade de Franca, no interior de São Paulo, a Samello hoje é líder nacional no segmento de calçados masculinos. A empresa foi responsável pelo lançamento dos mocassins na década de 1940, dos drivers, nos anos 70, e dos docksides, nos anos 80.
Hoje a Samello destina 45% da produção de 12 mil pares/dia para o mercado externo. Emprega cerca de 2 mil pessoas em quatro unidades fabris, duas em Franca, interior de São Paulo, e duas em Santa Rita, na Paraíba.
A companhia conta ainda com o suporte de outras empresas do grupo que produzem solados e componentes, a MSM Produtos para Calçados Ltda e a Vaccaro Componentes em Couro para Calçados.
Pólo calçadista
Franca, localizada no interior de São Paulo, conta com 500 indústrias de calçados que geram cerca de 23 mil empregos diretos. O pólo calçadista já exporta para mais de 50 países e os Estados Unidos são o principal importador.
De acordo com dados da Associação dos Calçadistas de Franca (Ascal), no primeiro semestre deste ano as exportações de calçados de Franca já renderam US$ 79,5 milhões.
Samello
Telefone: + 55 (16) 3711 2400
Site: www.samello.com.br

