São Paulo – O Brasil quer ganhar mais espaço como destino do setor de turismo de saúde. Para promover a excelência médica do país, a empresa Medical Travel Brazil vai realizar entre os dias 25 e 28 de agosto seu primeiro evento internacional de turismo médico, o Medical Travel Meeting Brazil, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo.
“O objetivo do evento é ser uma vitrine e mostrar o que temos de melhor da medicina para o mundo”, afirmou a responsável pelo encontro, Mariana Palha, da Medical Travel Brazil. Segundo ela, o evento é destinado a operadores internacionais de saúde, empresas de gestão, profissionais do setor e prestadores de serviços médicos.
A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que o turismo de saúde deve movimentar US$ 60 bilhões entre 2012 e 2015. De acordo com Mariana, o Brasil ainda não tem dados concretos de quanto o segmento movimenta, mas está trabalhando para competir com países que são fortes no setor, como a Tailândia, por exemplo, que fatura US$ 500 milhões por ano com o turismo médico.
Para inserir o Brasil no mercado mundial, Mariana afirma que é preciso um trabalho de longo prazo. “A estratégia brasileira vai estar na qualidade dos serviços prestados. Esse vai ser o nosso diferencial”, disse. Segundo ela, o Brasil vai promover no exterior a tecnologia de ponta que o setor oferece e a boa relação entre médico e paciente.
No evento, palestrantes nacionais e internacionais vão falar da globalização do setor de saúde, o papel dos compradores de serviços, a inserção do Brasil no setor de saúde mundial, o papel das seguradoras, entre outros temas.
Segundo Mariana, o Brasil é destaque internacional em diversas especialidades da medicina, como cardiologia, ortopedia, neurologia, dermatologia, medicina esportiva e diversos procedimentos cirúrgicos.
Um exemplo de que os hospitais e serviços brasileiros estão se estruturando para receber pacientes estrangeiros está no número de instituições acreditadas pelo Joint Comission International (JCI), organização não-governamental que certifica instituições médicas sob os mais rigorosos padrões de qualidade, que atualmente somam 22 no país.
Para promover o Brasil nesse setor, Mariana afirma que é importante trazer os compradores internacionais de serviços para visitarem as instalações brasileiras e verificarem a qualidade oferecida. A organizadora do evento disse também que, para atender determinados pacientes estrangeiros, como os árabes, por exemplo, é preciso estar preparado, pois a cultura é diferente e pode estremecer uma relação entre médico e paciente.
Além disso, as instituições devem estar preparadas para ter funcionários bilíngues, adaptações de cardápio e ambientes para atender pacientes estrangeiros com qualidade.
Serviço
Medical Travel Meeting
Data: de 25 a 28 de agosto
Local: Hotel Grand Hyatt São Paulo
Endereço: Avenida das Nações Unidas, nº 13.301
Site: www.medicaltravelmeetingbrazil.com