Marina Sarruf
São Paulo – Os sapatos de luxo do designer paulistano Jorge Guimarães já estão nos pés das mulheres árabes. Strass, pedras, sementes e cristais são alguns dos detalhes que dão charme às sandálias e sapatos da marca J.Wlad, criada em 2001 para o mercado externo. "Os modelos festa, com muito bordado e strass, são os que mais fascinam as mulheres árabes", afirmou Guimarães, que começou a exportar para os Emirados Árabes Unidos em 2004.
De acordo com Guimarães, são exportados cerca de dois mil pares de sapatos por ano para o país árabe. "Temos interesse em participar de feiras nos Emirados e conquistar novos mercados na região", disse. As vendas para o país árabe são realizadas através de uma representante de Londres, onde o designer também vende seus sapatos. Os modelos mais embarcados para os Emirados são as sandálias e sapatos do tipo channel. "Todos com muito brilho", afirma.
Além dos Emirados e Inglaterra, os sapatos da marca J. Wlad são exportados para os Estados Unidos, Rússia, Bélgica e Japão. No entanto, Guimarães sente dificuldades, atualmente, para exportar. "O maior problema é o câmbio", diz ele, se referindo à valorização do real frente ao dólar. O preço dos sapatos variam entre US$ 80 e US$ 120.
Atulamente, cerca de 20% da produção de sapatos do designer é destinada para o mercado externo, o que representa um volume de seis mil a oito mil pares por ano. A meta do empresário para 2007 é dobrar a quantidade embarcada. Para isso, Guimarães vai criar uma nova marca de sapatos, uma linha mais sofisticada. "Além de requintar o produto, quero sofisticar as embalagens também", disse. Junto com os sapatos, o empresário pretende lançar bolsas e bijuterias. Uma outra novidade que Guimarães quer trazer com a nova marca é o meio-ponto, que é a numeração quebrada, como por exemplo, 35 e meio, modelo já utilizado em outros países.
Segundo Guimarães, para conquistar o mercado externo é preciso ter criatividade pois a concorrência com os sapatos italianos é forte. "Queremos vender os sapatos no exterior com a cara do Brasil", afirmou. E é isso que o designer vai apresentar na sua próxima coleção, que será lançada junto com a SP Fashion Week, principal semana de desfiles de moda do Brasil, no final do mês de maio e início de junho. A nova coleção segue a tendência afro-brasileira e contará com sapatos bordados com sementes e pedras brasileiras.
A J. Wlad faz parte do grupo High Fashion, formado por empresas e designers brasileiros que atuam com moda e design. O grupo tem o apoio do Brazilian Footwear, programa de promoção às exportações de calçados desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Mercado interno
Antes de Guimarães criar a sua própria marca, ele produzia sapatos no Brasil para a grife francesa Charles Jourdan, responsável pelos sapatos da Maison Dior. Em 1997, o empresário abriu sua própria fábrica em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, onde passou a produzir sapatos para grandes lojas e butiques do mercado interno, como Daslu, Les Filós, Le Lis Blanc, Lenny, entre outras. Foi a partir de 2001, que Guimarães resolveu investir numa marca própria e criou a J. Wlad.
Atualmente, Guimarães conta com uma loja na rua Oscar Freire, em São Paulo, um dos pontos comerciais mais sofisticados da cidade. "A idéia é abrir mais duas lojas em São Paulo até o final do ano", disse. O empresário também tem showrooms em Nova Iorque, Londres e na Bélgica.
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J. Wlad
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