Marina Sarruf
São Paulo – A empresa brasileira Hospimetal, fabricante de equipamentos hospitalares, fez uma série de contatos durante a feira Saudi Healthcare que poderão servir como uma porta de entrada para o mercado saudita. A mostra teve início no dia 29 de maio e terminou hoje (02) em Jeddah, na Arábia Saudita.
A Hospimetal, com sede em Araçatuba, São Paulo, foi a única empresa brasileira que participou da feira. A fabricante levou uma amostra top de linha de uma cama hospitalar automática, com quatro motores e controle digital para expor na feira. "A Hospimetal fez muitos contatos com empresários sauditas. Essa feira é mais focada para a própria população saudita", afirmou o analista de comércio exterior da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), que esteve na feira, Fadley Fattah.
A empresa brasileira ainda não exporta para o mercado árabe. Segundo o diretor da Hospimetal, Wiliam Donisete de Paula, a região tem um bom mercado, com grande potencial. Cerca de 20% da produção da fabricante é destinada para o mercado externo.
Além da Hospimetal, no estande brasileiro de 96 metros quadrados, ainda estavam presentes representantes da Assossiação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), que dez dias antes da feira participou de uma missão comercial de empresários brasileiros para Riad e Jeddah. No total, foram feitos 100 contatos com empresários sauditas, que de acordo com o gerente de Marketing Internacional da Abimo, Maurício Manfré, a expectativa para futuros negócios é grande.
De acordo com Fattah, além de empresários na mostra, estudantes e médicos também visitaram a feira diariamente para ver as novidades. Segundo ele, cerca de 100 empresas de 15 países participaram da 13ª edição da Saudi Healthcare, que ocorre a cada dois ano na Arábia Saudita.

