São Paulo – A Arábia Saudita está planejando abrir concorrência entre o final deste ano e o início do próximo para construção da ferrovia Land Bridge, que vai ligar o Porto do Mar Vermelho, em Jeddah, ao Golfo Árabe e à capital do país, Riad. A informação foi publicada no site Gulf Business com base em entrevista do presidente executivo da Saudi Railway Company (SAR), Bashar Al Malik, à Bloomberg. Empresas locais e estrangeiras poderão se candidatar para a obra.
De acordo com o executivo, a empresa viu uma resposta animadora a um convite de manifestações de interesse por parte do setor privado e por isso resolveu abrir a concorrência em breve. A ferrovia possuirá quase 1.600 quilômetros de extensão e terá como objetivo acelerar o transporte de mercadorias em todo o país.
A Arábia Saudita chegou a fazer contratos para a construção do projeto, em 2008, mas um desacordo com o consórcio selecionado fez com que o governo optasse, em 2011, por ficar responsável pela construção. Diante do progresso lento da obra, porém, a opção será abrir nova concorrência para agilizar a conclusão da ferrovia.
O projeto original é de uma linha de 958 quilômetros entre Jeddah e Riad, a atualização de um trecho de 450 quilômetros entre Riad e Damman, essa última cidade que fica na costa do Golfo Árabe, e uma outra linha entre Damman e Jubail, também localizada na costa do golfo. A obra tem custo estimado de US$ 7 bilhões.
De acordo com a notícia do Gulf Business, a SAR também está estudando outros projetos, como o aumento da capacidade de transporte da Saudi Arabian Mining Companu (Maaden), em Waad Al-Shamaal, e novas ligações ferroviárias para operações da Saudi Aramco nas regiões de Tabuk, Turaif e Al Jawf. A empresa também tem projetos para facilitar o transporte da produção agrícola de Al Jawf, onde fica a maior parte das fazendas sauditas.