Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – Um grupo com 16 empresários sauditas desembarca no Brasil no começo da próxima semana para fazer negócios. Eles participam na segunda-feira (21) e na terça-feira (22) de encontros com exportadores brasileiros na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo. As inscrições para as rodadas de negócios estão abertas até esta sexta-feira (18) no site ou no Departamento de Marketing da entidade (contatos abaixo). O grupo também terá rodadas de negócios em Brasília, na quarta-feira (23), e no Rio de Janeiro, na sexta-feira (25).
"São empresários de grande potencial, de destaque na Arábia Saudita. Temos expectativa de bons contatos porque eles estão vindo para fazer negócios. Eles vêm já com informações sobre o mercado brasileiro, sabendo o que os interessa", diz o presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr. A entidade está organizando a visita da missão saudita ao Brasil, junto com a embaixada da Arábia Saudita em Brasília,. "Todos os países do Golfo passam por um processo de investimentos e modernização. Essa é mais uma oportunidade para os empresários brasileiros", lembra Sarkis.
A Arábia Saudita é a maior exportadora de petróleo do mundo e mantém 25% das reservas mundiais da commodity. O país vive uma elevação de renda, motivada pelos altos preços do petróleo no mercado mundial. O acerto para a visita do grupo de empresários sauditas ao Brasil ocorreu no ano passado durante uma reunião da União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes, da qual participou o secretário-geral da Câmara Árabe Brasileira, Michel Alaby. A viagem está sendo organizada, no lado saudita, pelo Conselho de Câmaras de Comércio e Indústria da Arábia Saudita.
"É mais uma oportunidade para ampliarmos a pauta de produtos exportados pelo Brasil para a Arábia Saudita", afirma Alaby. A maioria dos empresários sauditas é de tradings. Os setores que eles têm interesse são alimentos, automotivo, construção e engenharia, eletrodomésticos, eletrônicos, equipamentos agrícolas, equipamentos e sistemas elétricos, equipamentos médicos, materiais descartáveis e embalagens, móveis e artigos de decoração, perfumes, produtos de limpeza, ração animal. Eles também têm interesse em falar sobre investimentos e no setor de transportes.
As atividades dos sauditas no Brasil começam com um seminário, na segunda-feira, das 10h às 12h, na sede da Câmara Árabe. Nele vão falar os líderes da delegação, além do presidente da Câmara Árabe e o secretário-geral. As rodadas de negócios ocorrem à tarde, entre 15h e 18h, e também na terça-feira, entre 10h e 16h. Ainda em São Paulo, os sauditas participam de um jantar, na segunda, oferecido pela Câmara Árabe, e visitam a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) na quarta.
Em Brasília, na quarta, eles têm outro jantar, oferecido pela embaixada da Arábia Saudita, e na quinta têm encontros de negócios na Federação das Indústrias do Distrito Federal. O último compromisso da delegação no país é na sexta-feira pela manhã, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O grupo terá também rodadas de negócios com empresários fluminenses na capital carioca. Do Brasil, os sauditas partem para a Argentina. Entre os integrantes da delegação estão dois representantes dos distritos industriais Jubai e Yanbu da Arábia Saudita.
Arábia Saudita
A Arábia Saudita tem atualmente como maiores parceiros comerciais, tanto na exportação quanto na importação, Estados Unidos e Japão. O país exporta basicamente petróleo e seus derivados e importa produtos como máquinas e equipamentos, produtos alimentícios, químicos, motores para veículos e têxteis. A Arábia Saudita tem um Produto Interno Bruto de US$ 325 bilhões, do qual 3,3% vem da agricultura, 67% da indústria e 29,8% do setor de serviços. O país está incentivando o aumento da participação setor privado na economia. Atualmente, 60% do PIB saudita é gerado pelas estatais.
Serviço
Missão saudita em São Paulo
Seminário: segunda-feira (21), das 10h às 12h
Rodadas de negócios: segunda,feira (21), das 15h às 18h, e na terça-feira, das 10h às 16h
Local: Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Informações e inscrições
Site: www.ccab.org.br
E-mail: marketing@ccab.org.br
Tel.: (11) 3283-4066, ramal 238