São Paulo – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) com o apoio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia do estado promovem terça-feira (15) o Encontro Emirados Árabes Unidos – Perspectivas e Oportunidades, em Cuiabá. O evento, que tem o objetivo de divulgar as oportunidades de negócios e investimentos em Dubai, também vai lançar a missão empresarial Dubai/China, que será realizada de 11 a 19 de outubro.
Essa vai ser a primeira vez que os empresários mato-grossenses vão ter uma programação específica em Dubai antes de irem para a feira multissetorial chinesa Canton Fair, em Guangzhou. “É um mercado que tem grandes perspectivas econômicas”, afirmou o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia do Mato Grosso, Pedro Nadaf, que também é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT e fará parte da missão.
Segundo o secretário, o objetivo da missão em Dubai é aprofundar as relações comerciais o máximo possível e abrir novos caminhos entre o estado e o país árabe. “O estado já exporta diversos produtos para os países árabes, principalmente carne. Vamos agora buscar maiores oportunidades para ambos”, disse Nadaf, que também quer trazer investidores árabes para o Mato Grosso.
A programação em Dubai ainda não foi definida e a idéia é discutir a agenda no encontro em Cuiabá. Outro assunto que deverá ser abordado é o turismo, tanto para atrair turistas árabes para o estado quanto para visitar o emirado. O secretário lembrou ainda que no Mato Grosso existe uma grande comunidade árabe, que inclui ele, o que pode facilitar nas relações comerciais.
No total, 30 empresas vão participar da missão, entre os setores estão agropecuária, materiais de construção, vestuário, couro, biocombustíveis e derivados de leite. Para mostrar o potencial econômico dos países árabes e dos Emirados aos empresários mato-grossenses, o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, fará uma apresentação sobre o mercado.
“Vou falar sobre o contexto econômico, o que os árabes representam na economia mundial, os avanços que eles têm feito nos últimos anos, das exportações e importações e do comércio com o Brasil”, afirmou Alaby. Além disso, ele também vai falar sobre o Centro de Negócios de Dubai e das atividades da Câmara Árabe.
O principal item da pauta das exportações do Mato Grosso para os Emirados Árabes é a carne bovina. As vendas externas do estado para o país árabe, de janeiro a junho, somaram US$ 12,86 milhões contra US$ 10,8 milhões no mesmo período do ano passado. “Hoje a agroindústria é a rainha da economia mundial”, disse Alaby, que acredita que o Mato Grosso tem muitas oportunidades no mercado árabe. Além da carne bovina, o estado exportou para os Emirados carne de frango, algodão e madeira. Por outro lado, o país árabe não exporta para o estado brasileiro.
Serviço
Encontro Emirados Árabes Unidos
Data: 15 de julho
Horário: às 19h
Local: Centro de Eventos do Pantanal
Endereço: Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n
Ribeirão do Lipa – Cuiabá/MT
Tel: (65) 3648-1251

