Alexandre Rocha
São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) promovem amanhã (07), em Curitiba, um seminário sobre as oportunidades de negócios entre o Brasil e os países árabes. As inscrições para o encontro são gratuitas e se encerram hoje.
Vão participar do seminário o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, o vice-presidente da Fiep, Ardisson Akel, e o diretor da Câmara em Curitiba, Kamal David Curi. Além de falar aos empresários paranaenses sobre o potencial do mercado árabe, Alaby vai discutir também a realização de uma missão comercial do estado à região.
"Umas da idéias é programar para o próximo ano uma missão comercial ao Golfo ou ao Norte da África", disse Alaby. De acordo com ele, a escolha dos locais a serem visitados vai depender dos setores interessados, pois as duas regiões têm necessidades diferentes. "No Golfo já há grande competição internacional, enquanto que o mercado da África é mais virgem", acrescentou.
Durante o encontro serão discutidos também quais são os setores da economia paranaense que têm maiores vantagens competitivas para disputar o mercado árabe. De acordo com Alaby, alguns destes setores são os de alimentos, autopeças, móveis e madeiras e máquinas agrícolas.
Será discutida também a possibilidade de se realizar um projeto comprador na próxima edição da feira do setor de móveis de Arapongas, no Paraná, que vai ocorrer em 2007. A idéia é trazer importadores árabes para participar do evento. "É uma das maiores feiras do gênero no Brasil", afirmou Alaby.
Durante o seminário, os empresários paranaenses vão ficar por dentro dos principais números relativos às economias dos países árabes e seu comércio com o Brasil. Alaby vai falar também sobre a Feira Internacional de Damasco, evento multissetorial que ocorrerá na capital da Síria a partir do dia 03 de setembro.
Segundo informações da Fiep, o Paraná exportou o equivalente a US$ 542 milhões para a os países árabes no ano passado. As principais mercadorias embarcadas foram carnes – de frango especialmente -, óleo de soja, soja em grãos, madeiras e automóveis. Até maio deste ano, de acordo com a Fiep, os principais compradores do Paraná na região foram Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait.
Mais informações e inscrições
Fiep
Telefones: (41) 3271-9100 / 3271-9105 com Silvana ou Janet
E-mails: Silvana.lima@fiepr.org.br e janet.Pacheco@fiepr.org.br
Quando: sexta-feira (07) às 16 horas
Local: Sala do Conselho do Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores da Indústria (Cietep), na Av. Comendador Franco, 1341, Curitiba, Paraná