São Paulo – O funcionamento e as particularidades do mercado de beleza nos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Egito são tema de um workshop que será realizado no dia 23 de abril na sede da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em São Paulo. O encontro é realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e é voltado para profissionais que lidem com exportação, marketing e inteligência de mercado do setor de cosméticos.
A Abihpec e a Apex coordenam juntas o projeto Beautycare Brazil, para a internacionalização da indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. O evento acontece como preparação para a participação das empresas brasileiras na feira Beautyworld Middle East, que ocorre em Dubai, nos Emirados, de 27 a 29 de maio.
“Os Emirados são vistos como um hub (polo de distribuição) para os países da Ásia e para outros países árabes”, destaca Michel Alaby, diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, um dos palestrantes do workshop.
Segundo Alaby, o Egito também é um importante mercado para o setor “por ser o país mais populoso do Oriente Médio e Norte da África, e a Arábia Saudita porque atende aos expatriados, além dos próprios sauditas”.
Para o diretor geral da Câmara Árabe, a classe média destes países é o principal alvo para as empresas de cosméticos do Brasil, “principalmente na área de cabelo e pele, incluindo xampus, condicionadores, alisadores, esmaltes, cremes para a pele e para as mãos”, aponta.
Durante sua apresentação, Alaby irá falar sobre os processos de negociação com empresários egípcios e dos Emirados. “Em Dubai, o grande canal de distribuição para o público em geral são os supermercados”, conta o executivo. Na palestra, ele também vai falar sobre os cosméticos que são vendidos localmente, como os extratos (essências) árabes e sobre os hábitos de vaidade das mulheres de lá.
Em 2013, o Brasil exportou o equivalente a US$ 773,75 milhões em produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos aos países árabes, segundo dados da Abihpec compilados pela Câmara Árabe. Emirados Árabes, Arábia Saudita e Egito foram, nesta ordem, os principais compradores dos produtos brasileiros na região.
Serviço
Workshop Países Árabes – Estudo de mercado no setor de HPPC para Emirados Árabes, Arábia Saudita e Egito
Data: 23 de abril
Horário: das 09h às 13h
Local: Abihpec
Av Paulista, 1313 – 10º andar Cj. 1080
Investimento:
Empresas participantes do programa Beautycare Brazil: R$ 100,00
Demais associados: R$ 160,00
Não associados à Abihpec: R$ 300,00
Inscrições: Até 22 de abril de 2014 ou ao término das vagas
Informações: Daniel Oliveira – daniel@abihpec.org.br Telefone: 11 3372-9881

