São Paulo – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) realizou nesta segunda-feira (17) um workshop sobre os Emirados Árabes. O evento ocorreu em São Paulo e teve apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A capacitação para empresas brasileiras interessadas em negociar no país do Golfo englobou os temas Mercado e Tendências, Temas Regulatórios, Comércio Exterior, Aspectos Culturais e Negociação e o Projeto BeautyCare Brazil.
Na oportunidade, Karen Mizuta, consultora de negócios internacionais da Câmara Árabe, apresentou junto a Gueisa Silvério, da Abihpec, uma agenda de parceria entre as entidades. O cronograma prevê missões ao mundo árabe, incluindo eventos nos Emirados, Egito e Arábia Saudita. A missão empresarial aos Emirados Árabes Unidos e Egito, por exemplo, vai aproveitar a ida dos empresários para a Beautyworld Middle East, que ocorre em Dubai entre 31 de maio e 02 de junho, para gerar mais oportunidades aos brasileiros.
A viagem vai se estender até alguns dias após a feira, trazendo visitas técnicas em paralelo ao evento nos Emirados, e incluindo novas reuniões e visitas no Cairo, capital egípcia. Mizuta destacou que a missão é aberta tanto para quem for expor na feira, quanto para empresas que queiram acompanhar apenas a agenda paralela. Para mais informações é preciso entrar em contato com a área comercial da Câmara Árabe.
Outros eventos que estão no planejamento da Abihpec e da Câmara Árabe são o seminário ‘Mercado potencial e aspectos regulatórios’, sobre o Egito, que ocorrerá na sede da Câmara Árabe no dia 24 de março. Na data, será assinado um memorando entre as duas entidades para firmar a parceria delas no setor. E entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, a Câmara Árabe organiza uma missão à feira BeautyWorld Saudi Arabia, com apoio da Abihpec.
Ainda durante o workshop, a gerente de inteligência da área de mercado da Abihpec, Elaine Gerchon, reforçou a importância no setor de cosméticos nos Emirados. “O país é o segundo maior consumidor de cosméticos da Liga Árabe. Nesse setor, podemos dividir em quatro categorias que são perfumaria, cabelo, cuidados com a pele e maquiagem e cada uma tem a suas tendências”, apontou ela.
Dentre as demandas citadas por Gerchon, estão produtos para cabelo com ingredientes naturais, perfumes premium, produtos para cuidados com a pele com uma visão mais holística, unindo bem-estar com beleza, em linhas anti-estresse, anti-idade e de limpeza profunda. Já em maquiagem, a especialista destacou os produtos labiais como o foco de trabalho do setor em 2019. Em comum as categorias têm o crescente envolvimento com a internet. “As blogueiras influenciam a decisão de compra dos consumidores árabes. As pessoas estão se informando mais e a transparência é cada vez mais importante”, concluiu a gerente, lembrando também que há muitas marcas nacionais abrindo e-commerces nos Emirados.
Já sobre Aspectos Culturais e Negociação, a gerente de inteligência de mercado da Câmara Árabe, Ana Becker, pautou as melhores formas de estabelecer contato com os árabes, assim como o ritmo das negociações com os empresários destes países.