São Paulo – O governo da Síria abriu concorrência para comprar cem mil toneladas de trigo mole para moagem. As propostas devem ser apresentadas até às 15h30 (hora de Damasco) do próximo dia 5 ao Departamento de Comércio Exterior da Empresa Pública de Comércio e Indústria de Grãos da Síria. As propostas serão abertas no dia seguinte ao recebimento dos envelopes lacrados e terão validade de quatro dias, a partir da data limite para serem apresentadas.
O prazo de transporte das cem mil toneladas de trigo mole para a Síria é de dois meses, a partir da data da assinatura do contrato de compra e venda. Deverão ser transportadas 50 mil toneladas (com margem de 5% para mais ou menos) por mês. O vendedor deverá fazer a proposta "cheia" e especificar a origem da mercadoria que pretende vender à Síria. Os preços devem ser apresentados no modelo "cost freight free out" em que o exportador arca com os custos até a chegada do produto ao porto sírio.
O Brasil não exportou trigo para a Síria em 2007, 2008, 2009 e 2010, mas enviou carregamentos do cereal para o país árabe neste ano. Entre janeiro e abril de 2011, foram exportados US$ 7,423 milhões em trigo à Síria. As vendas gerais do Brasil – todo tipo de produto – para o país em 2011 somam US$ 339,2 milhões. O trigo mole é utilizado para produção de pão. Já o trigo duro, para produção de massas.
As propostas devem ser enviadas para General Establishment for Cereal Processing and Trade – Damascus – Yousef Alazmeh Square – Albairouti building até às 15h30 de segunda-feira (5) em Damasco. Informações na Embaixada da Síria em Brasília no telefone (61) 3226-0970.

