Isaura Daniel
São Paulo – A importadora síria Najjar Trading vai começar a comprar produtos odontológico do Brasil. A informação é do gerente-geral da empresa, Imad Najjar, que participou do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), entre os dias 25 e 31 de janeiro, na capital paulista. Imad vai levar para a Síria amostras de produtos para testá-las no mercado local. O executivo afirmou que deverá adquirir, mais adiante, produtos para clareamento e enchimento de dentes, como amálgama e cimento, anestesias, além de cadeiras de consultório odontológico. Ele ficou interessado nos produtos de três indústrias brasileiras.
A Najjar Trading importa ao ano entre US$ 1,5 milhão e US$ 2 milhões. Além de produtos e equipamentos odontológicos, a empresa trabalha, mas em volume menor, com artigos médicos. As mercadorias são distribuídas com a marca da Najjar na Síria e países árabes, além de nações da região que não são árabes, como Irã e Turquia. Os fornecedores da trading são do Japão, Taiwan, China, Paquistão, Alemanha, França, Itália, Estados Unidos e Canadá.
Essa foi a primeira vez que Imad, que esteve na quinta-feira (01) na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, veio ao Brasil. Ele foi convidado para o Ciosp pela Associação Brasileira da Indústria Médico-Odontológica (Abimo), que trouxe ao Brasil também outros importadores para conhecer mais de perto da produção nacional de produtos odontológicos e participar de encontros de negócios com indústrias nacionais.
A Najjar foi a única companhia síria que participou do Ciosp como convidada da Abimo. Imad afirma que já havia ouvido falar dos produtos brasileiros, mas eles não tinham chamado a sua atenção. Na opinião do executivo, as cadeiras de consultórios odontológicos feitas no Brasil são de qualidade aceitável e preço compatível. Ele afirma, porém, que não encontrou no país muita variedade em materiais odontológicos.
Brasil
O Brasil está aumentando as suas exportações de produtos odontológicos. As fábricas de produtos para o mercado odontológico faturaram US$ 64,4 milhões com exportações em 2006, com aumento de 1,3% sobre o ano anterior. O setor de implantes, que não entra nesta conta, vendeu US$ 55 milhões, com alta de 15%, de acordo com a Abimo.
Os dados da entidade mostram que os fabricantes de produtos e equipamentos médicos, hospitalares, odontológicos e de laboratórios como um todo exportaram US$ 441,8 milhões no ano passado, número que significou um crescimento de 10,9% sobre o ano de 2005.