Sírios abrem e-commerce de produtos árabes

Nasser Nemer e Ali Kazmouz queriam encontrar itens da região em um mesmo local. Começaram com uma loja no interior de São Paulo, que no ano passado passou a vender online.

André Barros
andre.barros@anba.com.br

São Paulo – Era 1997 quando o sírio Nasser Nemer desembarcou no Brasil vindo de Damasco. Chegou em busca de trabalho, que logo arrumou como garçom num restaurante de São José do Rio Preto (SP). Anos depois montou seu primeiro negócio: uma revenda de veículos.

Durante esses quase vinte anos, Nemer, um dos donos da rede de postos de combustível Grupo Cinquentão, com mais de 35 unidades espalhadas pelo Sul de Minas Gerais e Nordeste de São Paulo, reclamava de uma dificuldade: encontrar produtos árabes no interior paulista.

“Não havia uma loja especializada. Eu precisava procurar o hommos em um lugar, comprar o trigo em outra. Eu queria tudo mais fácil, reunido no mesmo lugar”, conta.

Foi quando decidiu transformar a queixa em uma oportunidade de negócio. Juntou-se ao conterrâneo Ali Kazmouz e abriu em maio de 2015 a Mundo Árabe, uma loja de produtos importados árabes em Ribeirão Preto (SP). Um ano depois, deu um passo maior: levou os produtos para internet, abrindo um e-commerce de produtos importados de países como Egito, Líbano e Síria, dentre outros, no site www.mundoarabe.com.br.

“Agora entregamos os produtos em todos os lugares do Brasil. E quem gasta mais de 250 reais ainda ganha o frete grátis”, explica o empresário, já fazendo propaganda de seu negócio.

No site são encontrados itens como narguilés, bijuterias e artesanato, além de alimentos da região árabe como hommos, azeites, temperos, doces e até bebidas alcoólicas, como o tradicional arak e cervejas libanesas.

Os próprios sócios se encarregam da compra: a cada três meses viajam para a Síria e o Líbano para encher contêineres de produtos árabes e renovar o estoque da loja. “Tudo o que colocamos no site vende. Os brasileiros compram de tudo pela internet”, conta Nemer.

O sírio está feliz com o empreendimento. “Está dando muito certo, está ótimo”, conta, sem revelar detalhes do faturamento. Só abre uma informação: “Não vendemos apenas para a comunidade árabe. Arrisco dizer que 90% dos nossos clientes são brasileiros.”

Serviço

Mundo Árabe
Avenida Independência, 991 – Ribeirão Preto (SP)
Aberta de segunda a sábado, das 9h às 21h; domingos das 10h às 16h.
Vendas online em https://www.mundoarabe.com.br/
Telefone: (16) 3409-8053

Divulgação

Publicações relacionadas