São Paulo – O estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na Feira Internacional de Damasco, na Síria, recebeu empresários interessados em importar diversos produtos brasileiros, como frango, café, roupas, antenas para TV e tecnologia para produção de etanol. Segundo o analista de Desenvolvimento de Mercado da Câmara Árabe, Rafael Abdulmassih, a feira está servindo para divulgar também os serviços oferecidos pela entidade brasileira.
“A todos que vêm no estande eu explico sobre o serviço de consulta comercial da Câmara Árabe, que facilita ao importador achar uma empresa exportadora para determinado produto”, afirmou Abdulmassih. De acordo com ele, além de sírios, o estande recebeu a visita de iraquianos, que demonstraram bastante interesse nos produtos da empresa Antenas Cristal, de antenas para televisores.
O estande, que também conta com o apoio da embaixada brasileira na Síria, está expondo diversos catálogos de empresas fabricantes de móveis, moda feminina, metais sanitários, autopeças e antenas. A embaixada também trouxe folders turísticos do Brasil para promoção do turismo. “Há um desconhecimento muito grande dos sírios com relação ao Brasil”, disse Abdulmassih. Segundo ele, é preciso divulgar mais o país na Síria, não só o turismo, mas o seu potencial econômico.
Paralelamente ao evento, Abdulmassih e o diretor da Câmara Árabe, Sami Roumieh, estão tendo diversos encontros com autoridades e representantes de entidades governamentais. Entre as visitas, teve o encontro de Roumieh com o ministro do Turismo da Síria, Saadullah Agha Al-Qalaa, que demonstrou interesse de atrair um número maior de turistas sul-americanos, principalmente brasileiros.
A feira de Damasco segue até quarta-feira (22) e reúne 4.523 expositores de 48 países. De acordo com Abdulmassih, os sírios têm muita simpatia pelo Brasil e adoram conversar, principalmente sobre futebol.

