São Paulo – Startups brasileiras de setores como sustentabilidade, recursos humanos, energia e diagnósticos médicos apresentaram nesta terça-feira (2) suas inovações para desafios em diferentes segmentos da economia. A competição entre elas foi parte do Brazil Roadshow Expand North Star, evento organizado pela Dubai Chamber of Digital Economy e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, apoiadora do encontro.
Das dez participantes, quatro delas foram premiadas: Woof Smart Pet, para monitoramento da saúde dos animais de estimação; Twiggy, de aperfeiçoamento de plataformas de e-commerce; IBXX, de captura de energia eletromagnética do ar; e Quantis, de fabricação de bioinsumos.
A Woof ganhou uma viagem, estadia e classificação para uma competição de “pitches” no evento Expand North Star, que será realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em outubro. A Quantis ganhou uma viagem para a feira Gitex Europa, em maio de 2025. A segunda e a terceira colocadas receberam um estande cada uma no espaço da ApexBrasil na Expand North Star, em Dubai. Na próxima quinta-feira (4), outro roadshow com startups será realizado em Florianópolis, capital de Santa Catarina, e também premiará empresas.
Pitches (argumentos, em tradução livre) são apresentações de curta duração sobre qual é a inovação e o que faz a startup. É o apelo inicial para conquistar investidores. No evento, as empresas tiveram dois minutos para se apresentar a uma banca de quatro jurados, que escolheram as vencedoras. Os jurados eram representantes da Câmara Árabe, da Dubai Chamber of Digital Economy, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da empresa Upload Ventures.
Ecossistema de inovação com startups
Ao abrir o encontro, o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, disse que se tratou de “uma grande oportunidade” de startups brasileiras apresentarem-se e estarem em contato com potenciais investidores e órgãos governamentais. “Os Emirados Árabes Unidos têm um grande ecossistema de inovação, que tem trazido resultados”, disse sobre a importância do país árabe para startups. Chohfi também observou que o Brasil tem um volume grande de startups, muitas delas surgidas em universidades, que podem atender aos interesses dos investidores dos Emirados.
O evento contou ainda com uma apresentação do diretor de Operações Digitais da Dubai Chamber of Digital Economy, Abdulla AlGaoud, sobre os benefícios de startups estarem em Dubai, como ambiente de negócios amigável, possibilidades de investimento por órgãos públicos, contato com diversas outras startups e conectividade global.
Diretor Comercial do Dubai World Trade Centre, Zarki Ackovik, apresentou a Expand North Star, que era integrada à feira de tecnologia Gitex, mas cresceu e se tornou uma mostra separada e focada em startups, enquanto a Gitex ainda é o centro das empresas de tecnologia já consolidadas no mercado.
Será na competição SuperNova Challenge 2024, dentro da programação da Expand North Star, que as vencedoras das competições de pitches de São Paulo e da etapa catarinense irão se apresentar. As duas entrarão nas semifinais do SuperNova Challenge 2024. Durante a Expand North Star, a ApexBrasil terá um estande com 30 startups. A segunda e a terceira colocadas dos eventos em São Paulo e em Florianópolis receberão como prêmio um estande na mostra. As vencedoras de cada roadshow receberão, além da oportunidade de participar do challenge, passagem aérea e estadia de quatro dias em Dubai.
Mais informações aqui.