São Paulo – O suco de uva brasileiro começa a ganhar projeção internacional. Uma parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) criou o Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva, que tem ações promocionais previstas até fevereiro de 2010. O programa vai receber investimento de R$ 1,7 milhão e a parceria abrange os estabelecimentos vinícolas que produzem sucos de uva natural e integral nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Bahia.
O principal objetivo do projeto é divulgar os sucos prontos para beber, com maior valor agregado para os produtores, e padrão de qualidade superior aos consumidores, com benefícios para a saúde. De acordo com dados do Ibravin, o suco de uva natural e integral possui 100% da fruta, ao contrário dos refrescos, que têm de 2% a 10% de uva e os néctares, que possuem de 20% até 30% de uva na sua elaboração. Além disso, os polifenóis, que combatem os radicais livres, estão amplamente presentes no suco de uva.
De acordo com o presidente do Ibraf, Moacyr Saraiva Fernandes, hoje há uma grande confusão no mercado, com falta de informações e dados generalizados. “Necessitamos informar as pessoas sobre o que é suco natural de fruta e estabelecer a correta identificação dos produtos”, afirma o presidente. O suco de uva integral, elaborado sem adição de açúcar ou água, é 100% natural, enquanto os seus assemelhados, geralmente chamados de néctar de uva, recebem apenas um percentual (até 30%) de suco concentrado, que é diluído e adoçado.
Segundo Fernandes, a parceria firmada com o Ibravin é uma aliança estratégica para alinhar esforços conjuntos para o setor de suco de uva, potencializando as ações na correta identificação dos produtos, promoção, divulgação e integração. “Esta união também estabelece compartilhamento de esforços das entidades para realizar ações promocionais em diversos mercados, visto que o suco de uva faz parte do grupo de bebidas mais demandadas tanto no Brasil quanto no exterior”, ressalta.
No mundo, a divulgação do suco de uva brasileiro será feita em três feiras internacionais. A Asia Fruit Logistica, que acontece de 02 a 04 de setembro deste ano, em Hong Kong; na Fruit Logistica 2010, de 03 a 05 de fevereiro em Berlim, Alemanha; e na próxima edição da Gulfood, de 21 a 24 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Também será realizada prospecção de mercado em dois países: Canadá e China. As ações ainda prevêem duas edições de Projeto Comprador, com rodadas de negócios com compradores nacionais e internacionais na Fruit&Log, em São Paulo, de 08 a 10 de setembro, e na Frutal Cone Sul, de 05 a 07 de novembro, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
O Ibravin e o Ibraf ainda organizarão visitas de jornalistas internacionais para conhecer a cadeia produtiva do suco de uva no Brasil, no chamado Projeto Imagem, e desenvolverão a iniciativa “Turismo Saudável”, uma degustação de frutas e sucos para pilotos e formadores de opinião durante o Grande Prêmio de Fórmula 1, de 16 a 18 de outubro em São Paulo.
A parceria entre as instituições prevê a elaboração de materiais promocionais, catálogo, banner, email marketing, web rádio, programas em português e inglês, além de um CD informativo a ser distribuído para compradores internacionais e formadores de opinião.
O programa também conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex), Sebrae e do governo do Rio Grande do Sul.
Mercado
Segundo dados do Ibravin, das 725 empresas vinícolas do Rio Grande do Sul – maior produtor nacional -, apenas 65 (9%) produzem suco de uva. O mercado tem crescido a uma média de 15% a 20% por ano, sendo que os sucos naturais e integrais têm aumento ainda maior, ao redor de 40%. Nos últimos cinco anos, a comercialização de suco de uva duplicou, atingindo um crescimento de 117%.
A comercialização de suco de uva do tipo integral e natural no Rio Grande do Sul foi de 18,3 milhões de litros em 2008. Esse volume representa 33% a mais do que a comercialização de 2007, que foi de 13,7 milhões de litros.

