São Paulo – A participação brasileira na 32ª edição da Feira Internacional de Cartum, no Sudão, atraiu diversos compradores interessados principalmente em equipamentos agrícolas, mas também em outros produtos nacionais.
O estande brasileiro no evento, que teve início dia 21 e terminou nesta quarta-feira (28), foi organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira em parceria com o Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty e a Embaixada do Brasil em Cartum.
A CTC, trading sudanesa com negócios no Brasil, estava presente no estande nacional. A empresa promoveu os produtos de sete companhias brasileiras de maquinário agrícola. Os demais produtos brasileiros foram promovidos pelo representante da Câmara Árabe na mostra.
“A feira foi um sucesso, veio muita gente”, destacou Rafael Solimeo, executivo de negócios internacionais da Câmara Árabe. “Eu trouxe do Brasil materiais de divulgação de 16 empresas nacionais, de produtos como café, grãos, torneiras, doces, alimentos, cosméticos, equipamentos médico-hospitalares e do setor de construção”, contou. Segundo ele, todo o material foi distribuído para potenciais compradores.
De acordo com Solimeo, há entre os sudaneses uma grande preocupação com a segurança alimentar. Isso gerou, por exemplo, interesse de participantes da feira em conhecer a piscicultura brasileira.
Missão empresarial
Nesta quarta-feira, Solimeo ainda participou de reuniões em dois ministérios sudaneses. As visitas foram feitas em conjunto com o embaixador do Brasil em Cartum, Mauro Couto.
Eles se encontraram com Mohammed Ajaballa, ministro de Estado do Ministério da Indústria, e Gaafar Abd Allah, ministro de Estado do Ministério da Agricultura e Irrigação. Segundo Solimeo, o cargo de ministro de Estado corresponde à posição de vice-ministro das pastas.
Solimeo e Couto também estiveram em duas empresas sudanesas, uma de logística e outra que atua nos setores de publicidade, construção e farmacêutico. De acordo com o executivo da Câmara Árabe, a embaixada brasileira estuda a possibilidade de organizar uma missão de empresários sudaneses ao Brasil ainda no primeiro semestre, tema que foi discutido nos encontros realizados com os representantes do governo e empresários.