São Paulo – Desde 2023 representando exclusivamente a marca de tâmaras dos Emirados Árabes Unidos Date Crown no Brasil, Julia de Biase dá, agora, mais um passo com a Al Foah, dona da Date Crown. Ela, a própria empresa e a brasileira Vitao Alimentos são agora parceiras em um novo projeto para expandir a venda de geleia de tâmaras, ampliar o conhecimento do brasileiro sobre a fruta e futuramente exportar produtos à base de tâmaras feitos no Brasil. O anúncio deste acordo foi feito na Apas Show, uma das maiores feiras de supermercados, alimentos e bebidas, que até quinta-feira (16) é realizada em São Paulo.
A Date Crown participa da Apas em dois espaços. Um deles é próprio e o outro, no Espaço Árabe, estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira que abriga os expositores árabes da mostra. “Estar na Apas é uma forma de mostrar ao mercado brasileiro o quão importante é a tâmara para o consumidor e seu uso no food service (setor que reúne restaurantes, hotéis e bares, entre outros). E, também, mostrar aos brasileiros que estamos em mais de 50 países e produzimos (a Al Foah) 126 mil toneladas de tâmaras por ano. Entre as novidades que estamos apresentando na Apas está o açúcar de tâmara e uma parceria com a Vitao”, afirmou.
O açúcar de tâmara, diz Biase, tem índice glicêmico até 15 vezes menor do que o procedente da cana-de-açúcar. A fruta, por sua vez, está associada à prevenção de doenças. A Vitao, que produz alimentos associados à qualidade de vida e à saúde se associou à Biase e à Date Crown para ampliar a compra de matéria-prima para produzir sua geleia de tâmaras e para até ampliar o portfólio de produtos com a fruta.
“Futuramente, pensamos em exportar para os países árabes produtos feitos com a tâmara no Brasil, como, por exemplo, tâmara com recheio de chocolate”, disse a diretora da Vitao, Marina Curi. “Mas, antes, precisamos desenvolver o produto e avaliar se ele se adequa ao paladar e desejo do consumidor árabe”, afirmou. Biase falou em lançar até 11 produtos por meio do acordo.
Presidente do segmento de tâmaras está no Brasil
Presidente do segmento de Snacking e Relações Governamentais da Agthia Group, empresa que é dona da Al Foah, Mubarak Al Mansoori disse que o Brasil é o principal mercado da região e que a empresa aposta no país devido à sua economia em crescimento. “Sentimos que poderíamos atender esse crescimento da economia brasileira e sua demanda. Nosso grupo é líder na região do Oriente Médio e Norte da África”, disse, lembrando que a Agthia atua também nos mercados de alimentos e bebidas, proteínas e snacks. “É neste segmento que estamos colocando o nosso foco no Brasil”, disse.
Leia mais:
Tâmaras dos Emirados começam a ser vendidas no Carrefour