Marina Sarruf
São Paulo – A grife mineira Patachou, assinada pela estilista Tereza Santos, quer fazer um desfile de moda nos Emirados Árabes Unidos entre final de junho e começo de julho. "Recebemos o convite da nossa representante da marca em Londres. Ela tem muito contato nos Emirados Árabes", afirmou a gerente de exportação da Patachou, Andréa Ribas.
De acordo com ela, a idéia é fazer um trunk show, um tipo de desfile fechado, para cerca de 60 a 70 convidados. "Queremos fazer o lançamento pré-verão da Tereza Santos. Vamos levar produtos que foram criados exclusivamente para o mercado árabe", disse Andréa. As roupas variam de vestidos, calças, blusas, saias e casacos. "Nós adaptamos a moda para a região", afirmou Andréa, se referindo a comprimentos mais longos e decotes menores. "Mas isso não nos impede de levar modelos mais curtos e decotados", completou.
Atualmente a grife exporta para 13 países, entre eles Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Jordânia. "Já exportamos também para o Kuwait, Catar e Líbano. Nossos mercados oscilam de estação para estação", explicou Andréa. Segundo ela, as roupas mais exportadas para o mercado árabe são as mais leves, devido ao clima quente.
A marca Tereza Santos é vendida em lojas multimarcas no exterior. No entanto, a estilista abriu há um ano um ponto-de-venda na Galeria Lafayette, em Paris. A empresa também tem interesse em abrir uma loja própria nos Emirados Árabes. "Com o desfile podemos conseguir um parceiro", afirmou Andréa.
A grife mineira não possui representantes no mercado árabe. Os pedidos são feitos pelos representantes de Londres e Paris, porém as exportações são feitas diretamente para os países árabes. O mercado árabe representa quase 20% das exportações da Tereza Santos. "O mercado do Oriente Médio é menos sensível a crises econômicas", afirmou Andréa, que acredita no potencial desse mercado.
No Brasil
A marca Patachou no Brasil é uma das mais conhecidas entre o público feminino com alto poder aquisitivo. São oito lojas próprias, uma franquia e 300 pontos-de-vendas. No mercado externo, a grife é conhecida como Tereza Santos, porque são roupas diferenciadas. "É uma roupa mais conceituada, feita à mão e com uma qualidade impecável", disse a gerente de marketing da grife, Cristina Sweet. Segundo ela, há vestidos bordados que demoram cerca de três dias para serem feitos.
A estilista participa dos mais importantes eventos de moda do país, como o SP Fashion Week, em São Paulo, o Crystal Fashion Week, em Curitiba, o Capital Fashion Week, em Brasília, e o Floripa Fashion, em Florianópolis. A empresa, com sede em Belo Horizonte, foi criada no início dos anos 80 por Tereza Santos e a fábrica emprega 240 funcionários diretos.
Tereza Santos
Telefone: +55 (31) 3239-0202
Site: www.terezasantos.com

