São Paulo – O time de polo aquático do Serviço Social da Indústria em São Paulo (Sesi-SP) vai disputar nesta semana um torneio na capital do Egito, Cairo. A equipe embarcou para o país no domingo (12) e participará do Gezira International Water Polo Tournament, de 14 a 19 de janeiro.
A equipe da Vila Leopoldina será o único grupo do Brasil a participar do torneio. O convite para participar do campeonato partiu do time da casa, o Gezira. O time é organizador do evento e vencedor de sete títulos da liga local nos últimos 15 anos.
Além do Brasil, competirão também o Savona, da Itália; Jadran Herceg Novi, de Montenegro; Vasas, da Hungria; Tenerife Echeyde, da Espanha; e os anfitriões árabes.
O Brasil estreia enfrentando o time egípcio nesta terça-feira (14), e no dia seguinte (15), o jogo é contra o time espanhol. Na manhã do dia 16, o Sesi joga contra Montenegro e, no período da tarde, contra a equipe italiana. Fechando a etapa classificatória, os brasileiros jogam com o time da Hungria. Nos dias 18 e 19, ocorrem os jogos das quartas de final, semifinais e final.
“Acredito que será uma boa competição para o nosso grupo. É importante para sentirmos um pouquinho como é essa pegada internacional. Existem alguns objetivos para este ano com relação à equipe e a preparação dos atletas para o pré-olímpico. Será nosso laboratório. Não é uma competição reconhecida ainda, mas é um processo que sempre passamos no esporte. A partir do momento que acontecer e tiver mais interesse, vai ganhando o reconhecimento”, afirmou o técnico do time brasileiro, André Avallone, em nota.
Desde 2008, o Sesi-SP atua no esporte e forma atletas. Dos jogadores que estão atualmente no elenco, 80% veio das categorias de base da instituição e do programa Atleta do Futuro. O Sesi é o atual campeão do Brasil Open de Polo Aquático.