São Paulo – A empresa brasileira Tree Trading já aumentou em 35% as suas exportações de produtos de madeira ao Oriente Médio neste ano e pretende chegar a 50% de crescimento nas vendas para a região até o final de 2015. A informação foi dada à reportagem da ANBA por telefone pelo presidente da companhia, Marco Tuoto. A exportadora tem sua sede em Curitiba, capital do Paraná, e escritório na cidade do Rio de Janeiro.
A empresa comercializa vários tipos de produtos de madeira no Brasil e exterior, mas é focada no mercado externo, onde tem 80% dos seus negócios. Para os árabes ela vende principalmente madeira serrada de pinus para pallets. O produto é enviado para companhias da região que fazem a montagem dos pallets e os fornecem para a indústria de petróleo e derivados. “Há uma indústria de pallets muito forte no Oriente Médio”, afirma Tuoto. Os árabes também recebem da Tree Trading madeira serrada para construção civil e compensado, principalmente plastificado para formas de concreto.
O Oriente Médio é o segundo maior mercado da Tree Trading no exterior. O principal comprador da empresa na região é a Arábia Saudita, seguida por Emirados Árabes Unidos e depois pelo Catar. Mas as vendas ao Catar são bem menores do que as dos outros dois países, segundo informações de Tuoto. Além do mundo árabe, a empresa exporta para países e regiões como Estados Unidos, México e Europa. Os Estados Unidos são o maior mercado lá fora.
Tuoto relata que as exportações para o Oriente Médio começaram há dois anos. Executivos da empresa já tinham contato com o mercado da região e conheciam seu potencial para madeira, segundo o presidente da Tree Trading. Atualmente são feitas viagens a cada três ou seis meses para a região para contatos pessoalmente. Para seguir em crescimento na região, a Tree Trading participará de 04 a 06 de abril do ano que vem da Dubai Woodshow, feira do setor de madeiras nos Emirados.
Tuoto explica que a empresa foi conquistando posições importantes no Oriente Médio e hoje conta com muita credibilidade junto aos seus clientes. “Os volumes são bem interessantes, são crescentes”, afirma o presidente da Tree Trading sobre a demanda dos árabes por madeira. Ele cita dados de consumo do mercado saudita, que deve importar do Brasil 125 mil metros cúbicos de madeira serrada para pallets neste ano. O volume significa cerca de 2,6 mil contêineres de 40 pés do produto.
Tuoto não dá certeza se a meta de crescer 50% no Oriente Médio será atingida, mas ele lembra que os negócios do setor devem se intensificar a partir do mês de outubro. Segundo o executivo, normalmente as compras são feitas após o Ramadã, período sagrado do Islamismo, que neste ano terminou no dia 17 de julho. Nessa época costumam ser feitas na região as grandes licitações do setor petroquímico, dos quais os clientes da empresa participam.
A Tree Trading é uma empresa comercializadora. Ela não fabrica as madeiras, mas as compra de terceiros para vendas no mercado doméstico e exportação. Ela pertence à holding Tree Florestal, que também tem participação em outros negócios do setor de madeiras. A Tree Florestal é de propriedade do fundo Ático Florestal, do Grupo Ático.
A Tree Trading começou a funcionar em 2012. Tuoto afirma que a empresa foi planejada depois de analisadas algumas perspectivas no mercado global e vislumbrados alguns acontecimentos, como a virada do câmbio no Brasil e a retomada do crescimento dos Estados Unidos e Europa. Então os negócios passaram a acontecer. “Nos preparamos para esse momento”, diz Tuoto. Desde o começo das operações, o Oriente Médio é um dos focos da empresa.
Contato:
Tree Trading
Telefone: + 55 (41) 3077 7599
Email: info@treetrading.com.br